O Tondela desloca-se este sábado a Alvalade preparado para defender com as linhas baixas: foi o próprio Petit quem o admitiu, referindo que há alturas em que as equipas grandes obrigam a jogar mais recuado no terreno, pela sua qualidade, intensidade e fio de jogo.

«Não vamos a Alvalade com essa atitude de meter o autocarro. Vamos encarar o jogo olhos nos olhos, sabendo que vai haver alturas em que vamos ter de sofrer sem bola, mas, quando a tivermos, vamos querer causar perigo, criar oportunidades e concretizá-las», referiu.

«No entanto, em muitos períodos do jogo as equipas grandes obrigam-nos, não é a meter o autocarro, mas quase a jogar no último terço defensivo. Temos de ser uma equipa bem organizada, a saber o que tem de fazer dentro do campo e depois ir à procura de um dos dois resultados possíveis: os três pontos ou o empate.»

O adversário é uma dessas equipas: a formação leonina merece aliás muitos elogios de Petit.

«O Sporting é uma equipa que em casa tem um caudal ofensivo muito grande, tem 11 golos marcados, por isso, sabemos que vamos sofrer. Queremos estar à altura do jogo de sábado e quando tivermos bola vamos tentar criar oportunidades e finalizá-las.»

Petit ainda não perdeu nenhum jogo contra Jorge Jesus, no entanto, aos jornalistas garantiu que são os jogadores quem decide dentro das quatro linhas, e não os treinadores. Muito menos, claro, a história.

«Isto não é Petit contra Jorge Jesus: é Sporting contra o Tondela. São os jogadores que estão dentro de campo e que decidem dentro das quatro linhas.»

Sporting e Tondela defrontam-se este sábado, às 18.15 horas, no Estádio de Alvalade, em partida da oitava jornada da Liga, apitada por Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.