A Supertaça de 1981 é o único troféu português no palmarés de Hermann Stessl. O austríaco faz duas temporadas completas nas Antas e depois ruma ao Boavista (e, posteriormente, ao V. Guimarães). O recém-eleito Pinto da Costa chama o lendário Pedroto para lutar por mais títulos.

Stessl lamenta não ter ficado mais tempo no FC Porto. E lamenta, sobretudo, «a genialidade de Fernando Chalana». «Ele desequilibrava tudo a favor do Benfica. Era imparável. No FC Porto eu não tinha nenhum como ele», recorda o austríaco ao Maisfutebol, desde Viena.

A tal Supertaça, a primeira no calendário português, acaba por saber a pouco. «Goleámos o Benfica na segunda-mão [4-1, 2-0 na Luz para o Benfica], mas eu sei que os adeptos aspiravam a mais. O tempo deu razão ao senhor Pinto da Costa, nada tenho a criticar».

«Nos últimos 30 anos o FC Porto tornou-se um monstro. Melhores só vejo o Real Madrid, o Barcelona e talvez o Bayern Munique agora. Mesmo o ManUtd está ao nível do Porto», defende Hermann Stessl, um saudosista extremamente lúcido.

«Perdi Oliveira e Gomes de uma só vez»

No Porto, Américo de Sá é o responsável pela contratação de Hermann Stessl. O Verão Quente de 1980 é o ponto de partida de uma experiência atribulada. Principalmente pela discórdia entre jogadores e direção.

«Os melhores jogadores saíram. Fiquei com uma boa equipa e Rodolfo era um grande capitão. Mas perdi António Oliveira e Fernando Gomes, dois craques. Ainda contratei Mike Walsh, um bom jogador, mas não era Gomes. Decidi lançar jovens como Jaime Magalhães e João Pinto», conta Stessl.

O problema chama-se Chalana. Pelo menos na primeira época. Na segunda o título vai para Alvalade. Mas Portugal não é só futebol. A conversa acaba de água na boca, com perguntas sobre «a feijoada com tripas, o peixe grelhado e o cozido à portuguesa».

Hermann Stessl, 73 anos, vem regularmente a Portugal. Tem um negócio de importação de bebidas e vende vinho do porto na Áustria. Além disso, gere uma escola de futebol para jovens até aos 15 anos.

Um jogo de Stessl pelo FC Porto na Europa: