Stijn Schaars, reforço do Sporting, no primeiro dia de trabalho dos leões, na Academia de Alcochete:

[Como se sente neste primeiro dia?]

«Sinto-me bem, tenho boas impressões, estou num novo clube, não falo a língua, mas fui muito bem recebido. Agora estou ansioso por começar a treinar e participar em jogos».

[O objectivo é o título?]

«Obviamente, quando se joga no Sporting, temos de tentar ser campeões».

É o maior desafio na sua carreira?]

«É um grande passo, é a primeira vez que saio da Holanda, tinha lá tudo. É uma nova competição, nova língua, uma nova vida. Mas estou ansioso, acho que estou pronto. Queria estar num clube que lutasse por títulos».

[O que o levou a deixar a Holanda para assinar pelo Sporting?

«O Sporting é um grande clube. Fiquei surpreendido por terem vindo ter comigo, tinha a proposta de outro clube na Holanda, mas eles queriam mesmo contar comigo. Foi uma boa proposta e não pude dizer que não, estava tudo bem e queria mesmo jogar pelo Sporting».

[O que conhece da liga portuguesa?]

«É uma liga competitiva, tem três grandes clubes, todos os conhecem, mas há mais três ou quatro clubes que também são bons. Há vários clubes com jogadores que, a título individual, podem fazer a diferença. É uma liga forte».

[Como se descreve como jogador?]

«Sou um jogador que gosta de ter a bola. Tenho de a ter para criar jogo. Também sou bom a recuperar bolas e a defender. Sou um jogador de equipa».

[Já conhece Van Wolfswinkel, os adeptos podem esperar golos da parte dele?]

«Claro, é um dos pontos fortes dele. Remata facilmente, sempre que está perto da baliza. Na Holanda dizia-se que ele tinha faro para o golo. Ainda é jovem, mas penso que tem muito potencial, acho que vai marcar muitos golos».

[E o que conhece do treinador?]

«Sei que foi treinador do Sp. Braga na última temporada. Não sei muito mais, mas sei que a última temporada foi excelente. Estou ansioso por começar a trabalhar com ele».