Portugal perdeu contra a Argentina, na segunda jornada do grupo F do Mundial sub-20, por 2-0. O selecionador nacional, Hélio Sousa, realçou o facto deste geração raramente ter ficado em branco e pediu eficácia para a partida com África do Sul. 

«Foi muito raro esta geração ficar a zero nos jogos. Nos últimos tempos, só talvez contra a Holanda (0-0). No último Europeu, esta equipa fez 17 golos em cinco jogos e, no anterior, tinha feito 15», afirmou aos jornalistas, em Jaworze, na Polónia.

Hélio considerou ainda que a seleção nacional «está com algum défice» na finalização: «É uma equipa que costuma ser eficaz, mas, neste momento, estamos com algum défice nesse capítulo. No entanto, temos equipa e jogadores capazes. Temos de ser mais eficazes do que temos sido.»

Praticamente sem hipóteses de alcançar o primeiro lugar, o selecionador nacional quer vencer a África do Sul «para não depender de ninguém» e deixou um aviso.

«Uma vitória sobre nós pode dar-lhes o terceiro lugar e a continuidade na competição, mas temos toda a capacidade para sairmos vencedores de qualquer jogo neste Mundial e queremos que haja mais», atirou.

Portugal é terceiro no grupo F, com três pontos, menos três do que a líder Argentina, que já assegurou a passagem aos oitavos de final, e os mesmos da Coreia do Sul, embora os asiáticos estejam em vantagem pela diferença de golos.

Lembre-se que o terceiro posto pode dar acesso aos oitavos de final caso a seleção portuguesa seja um dos quatro melhores.

Portugal e África do Sul jogam na sexta-feira, a partir das 19h30 (hora de Lisboa), no Estádio Municipal de Bielsko-Biala.