Rui Jorge, seleccionador de sub-21, chamou 22 jogadores, a grande maioria de clubes de divisões secundárias, para os jogos particulares com a República da Irlanda (25 Março, em Águeda) e Dinamarca (28 Março, em Coimbra). Uma convocatória «possível», tendo em conta a prioridade que foi dada à selecção de sub-20 que se prepara para o Mundial da categoria.

«Por esse caso, é a convocatória possível. Mas também por lesões, temos três elementos que se lesionaram, portanto podemos dizer que esta é a convocatória possível», começou por destacar o seleccionar.

Uma lista que conta com duas estreias: Joshua Silva (Farense) e Filipe Ferreira (Atlético). «Apenas o Joshua não tem um percurso nas selecções, o Filipe já foi chamado, pelo menos, para treinos. São dois jogadores que têm muita competição, jogam com assiduidade na II Divisão. No caso do Filipe, está a fazer um excelente campeonato, tenho acompanhado pessoalmente. Qaunto ao Joshua é um lateral esquerdo, temos procurado jogadores com qualidade para essa posição. Queremos vê-lo mais próximo e num nível de competição a que não está habituado a competir», explicou.

Rui Jorge lamenta que a maioria dos jogadores convocados não esteja a jogar ao mais alto nível no futebol português, mas, por outro lado, o seleccionador defende que o mais importante é estarema jogar com regularidade. «O ideal seria estarem a jogarem em equipas de topo, rodeados de melhores jogadores, melhores treinadores e com melhores condições de trabalho. Mas como a realidade não é assim, o importante para os jogadores é jogarem. Em regra geral, todos os convocados estão a jogar. O importante é aprenderem fazendo», referiu.

Lista de convocados

Guarda-redes:Anthony Lopes (Lyon/França) e Cristiano Figueiredo (Sp. Braga).

Defesas: Dani (Sp. Braga), Hugo Costa (Varzim), Ivo Pinto (Sp. Covilhã), Joshua Silva (Farense), João Faria (Ribeirão) e João Pereira (Fátima).

Médios: Rúben (Marítimo), Vítor Bastos (Freamunde), André Martins (Pinhalnovense), David Simão (P. Ferreira), Amado (U. Leiria), Edu (D. Chaves), Filipe Ferreira (Atlético), Josué (Venlo/Holanda) e Ricardo Martins (Ribeirão).

Avançados: Abel (Belenenses), Fredy (Belenenses), Diogo Viana (D. Aves), João Silva (U. Leiria) e Bebé (Manchester United/Inglaterra).