Depois de uma época dividida entre Olympiakos e Rio Ave, em forma de empréstimo, Gonçalo Paciência tem o futuro por definir. Integrado na seleção de sub-21 que prepara o Europeu da categoria, o avançado reconhece que a prova é sempre um espaço privilegiado para dar nas vistas.

«O Europeu é sempre uma grande montra, mas se estivermos a pensar no que vai acontecer no futuro, não vamos tirar grandes resultados disto. Importante é estarmos concentrados no objetivo, que é o próximo jogo. Quando se trabalha bem e tens resultados, o resto vem por acréscimo», refere.

Gonçalo Paciência afirma que «a qualidade da equipa é muito grande», e por isso é legítimo «pensar em coisas boas, em fazer coisas bonitas»,embora seja preciso ter em conta também o valor dos adversários.

«A Espanha já foi campeã da Europa várias vezes. A Sérvia, com esta geração, foi campeão da Europa de sub-19 e campeã mundial sub-20. Acabamos por ser a equipa com menos história na competição, mas há que encarar isso naturalmente. Também temos as nossas hipóteses, a nossa qualidade, que é muita», sintetiza.

O ponta de lança assume que «passa sempre pela cabeça» repetir o feito do último Europeu e chegar à final, mas para já aborda a competição com prudência. «É natural que essas conversas surjam, não vou estar a mentir. Claro que pensamos em igualar o que foi feito no último Europeu, pelo menos. Sabemos a nossa qualidade e temos de pensar alto.»

Único ponta de lança do grupo, Gonçalo Paciência rejeita a ideia de que será ele e mais dez no Euro.

«É uma questão para o mister. Trocava os meus golos todos por vitórias e pelo sucesso da seleção. Não é o que mais me importa. Já no ultimo Europeu era o único ponta de lança. Já estou habituado. Sou mais um.»

O selecionador, Rui Jorge, terá de riscar dois nomes da convocatória nesta terça-feira, e Gonçalo reconhece que «é sempre uma situação complicada». «Já estamos juntos há uma semana e meia, é normal que se criem laços. É sempre complicado ver dois colegas a partir. Mereciam ir todos à fase final, temos trabalhado muito bem.»