Depois da goleada imposta à República Checa, por 5-1, a Seleção Nacional de sub-21 joga esta terça-feira outro teste de preparação para o Euro 2023.

Em conferência de imprensa, Rui Jorge afirmou que espera que a equipa lusa mantenha o nível exibido ante os checos no «excelente teste» com os nipónicos.

«Gostaria que tivéssemos um desempenho semelhante em termos de qualidade. (...) Vai ser um excelente teste e gostaria que mantivéssemos o nível do jogo anterior», afirmou o selecionador, citado pela Lusa.

Para Rui Jorge, Portugal terá pela frente «eventualmente, a melhor equipa contra a qual esta geração jogou até agora». «Uma equipa bastante agressiva, com bons momentos de pressão, jogadores com bastante qualidade técnica. Acho que vai ser um desafio muito interessante», defendeu.

«A entrada não foi má – marcámos um golo aos dois minutos –, mas tivemos um período, na primeira parte, em que, pela agressividade defensiva do adversário, não conseguimos ter a segurança de que eu gosto em termos de jogo. Vai ser precisamente uma das coisas à prova amanhã [terça-feira], porque esta equipa é ainda mais agressiva nos seus momentos de pressão alta. O campo tem dimensões mais reduzidas, ou seja, há menos espaço para fugir do adversário», explicou depois, a propósito da comparação entre a República Checa e o Japão.

De resto, Rui Jorge revelou que vai fazer alterações face ao último encontro e que alguns jogadores «só vão jogar 45 minutos, independentemente de como as coisas estiverem a decorrer».

A Seleção Nacional de sub-21 defronta o Japão esta terça-feira, no Estádio Municipal de Portimão, a partir das 19h15.