Os sub-21 portugueses arrancam no próximo dia 8 de setembro a campanha de apuramento para o Europeu da categoria em 2017. O adversário é a Albânia e Rui Jorge espera uma partida complicada e recorda o histórico recente entre as duas seleções.

«Não esperamos facilidades. Na campanha anterior - não na que terminou mas na anterior - não fomos apurados por um golo. Fomos à Albânia e empatámos 1-1. Como esses dois pontos seríamos apurados para o «play-off» e teríamos a possibilidade de nos apurarmos para a fase final. (...) Vamos jogar num país onde tradicionalmente é difícil jogar. Mas acredito que, se estivermos ao nosso melhor nível, creio que podemos conseguir uma vitória», disse à margem da convocatória para o jogo com os albaneses.

Rui Jorge repete apenas seis dos nomes incluídos na lista para o último Europeu, onde Portugal foi finalista vencido (derrota nos penáltis com a Suécia). O selecionador recusa que responsabilidades acrescidas para esta campanha e, apesar das muitas mudanças, diz ter qualidade para compensar as saídas.

«Nós acreditamos que sim. Mas também depende dos jogadores, daquilo que consigam evoluir. Este é um patamar do seu crescimento», disse antes de lembrar as experiências vividas com alguns jogadores que passaram pelas suas mãos: «Se calhar, na primeira convocatória que tivemos eles era vistos com outros olhos. Tiveram o seu crescimento e deram boa conta do recado aqui neste espaço e espero que este grupo faça isso e que, no final do trajeto, as pessoas consigam olhar para trás e reconhecer que eles estão num nível diferente», completou Rui Jorge.