Rui Jorge, selecionador dos sub-21, manifestou-se «extremamente satisfeito» por ver Gonçalo Inácio e António Silva na convocatória de Roberto Martínez para a seleção principal, ainda que essas chamadas obriguem-no a apostar numa nova linha defensiva.

«Fico extremamente satisfeito por ver mais dois jogadores terem a oportunidade na nossa principal seleção. Temos também as limitações com Tiago Djaló [do Lille] e João Mário [FC Porto] e, por isso, vamos alterar para uma linha defensiva que não tem tido grande utilização. Vamos aproveitar para tentar trabalhar dentro do possível essa situação», começou por dizer Rui Jorge na conferência de imprensa em que também revelou a suas escolhas para os próximos compromissos.

A seleção de sub-21 vai defrontar a Noruega e a Roménia em dois jogos de preparação para a próxima fase final do Europeu. Entre as opções anunciadas pelo selecionador destaca-se o regresso de Pedro Neto, que já esteve na seleção principal, bem como as estreias de Tomás Araújo e Daniel Silva.

Uma convocatória que também marca o início de uma nova relação com o selecionador principal, depois de Roberto Martínez ter sucedido a Fernando Santos.

«Situação sempre triste quando vemos um selecionador superior sair, porque tudo fazemos para que eles consigam ter o melhor da nossa parte. É o que espero do mister Roberto [Martínez] e vamos fazer tudo o que for possível. Seremos sempre alguém para o ajudar no que necessitar. Vamos todos remar para esse lado, será sempre muito importante», expressou.

Quanto aos dois desafios de preparação para a fase final do Euro2023, vão ser bastantes distintos, segundo Rui Jorge, que deseja ver os seus jogadores demonstrarem, acima de tudo, qualidade.

«Duas seleções diferentes. A Noruega com estilo de jogo bastante atrativo, gosto muito dos jogadores deles. A Roménia mais defensiva e compacta, mas vão ser dois jogos muito interessantes, porque são seleções com qualidade óbvia. São mais dois espaços para demonstrar a qualidade do nosso jogador», perspetivou.

Portugal concentra-se na segunda-feira, na Póvoa do Varzim, onde vai defrontar os noruegueses a 28 de março. Quatro dias depois, joga com a Roménia, em Bucareste.

A fase final do Euro2023 realiza-se, entre 21 de junho e 8 de julho, na Geórgia e na Roménia.