João Moutinho foi o nome português mais referido pelo seleccionador inglês durante a conferência de lançamento do jogo entre as selecções sub-21 dos dois países, esta sexta-feira (19.45, TVI), em Wembley. Mas não se trata de uma «gaffe».
Stuart Pearce sabe muito bem que João Moutinho está na selecção «A» portuguesa. E é isso que o preocupa. «Com jogadores como ele esta equipa poderá ser ainda melhor se se qualificar para a fase final, na Suécia». Por isso, defende o seleccionador inglês, «nada como evitar que se apurem para o Euro 2009».
Para isso, sorri Pearce, a Inglaterra vai querer ganhar esta sexta-feira e deixar Portugal numa posição extremamente delicada. O seleccionador inglês não se cansou de elogiar o espírito da sua equipa. Um grupo de rapazes «fantásticos», que de facto têm feito um apuramento quase perfeito (apenas um empate e um golo sofrido, em Portugal). «Temos uma boa base a defender e sabemos que somos capazes de fazer golos», resume.
Já apurada, será que a Inglaterra vai jogar descontraída? Pearce acha que nem por isso. «Esperemos que se entusiasmem e joguem o melhor possível, num ambiente que se prevê muito bom», afirmou. «Este grupo gosta de estar junto e estamos apostados em que isso se note no campo», explicou o antigo defesa esquerdo da selecção inglesa.
Destaque para Manuel Fernandes, Veloso e Vieirinha
Os ingleses só precisam de um ponto para assegurar o primeiro lugar no grupo 3, mas já sabem que estarão entre as 14 selecções que em Outubro discutirão o apuramento para a Suécia. Por isso faz sentido que Pearce olhe para a frente. «Quando nos encontrámos pela primeira vez definimos como objectivo final a conquista do título europeu de sub-21 e esta é mais uma etapa desse percurso». Simples. Mark Noble, médio, confirma. «No ano passado estive na Holanda e perdemos nas meias-finais, com a Holanda, nas grandes penalidades. Agora quero chegar mais longe», afirma.
O jogo de sexta-feira poderá ser, assim, «um ensaio do que poderá acontecer na fase final do Europeu». Se «as duas equipas lá estiverem», acrescenta, para logo a seguir reforçar a ideia forte, a sorrir. «E espero que Portugal não se qualifique». E lá volta ele a falar em João Moutinho. «Agora, alguns dos melhores portugueses não estão, como Moutinho. Mesmo assim, Manuel Fernandes dar-lhe-á energia; Miguel Veloso qualidade de passe; Vieirinha velocidade», salienta. «Com toda a gente disponível, Portugal pode formar uma das melhores selecções desta categoria». Daí a preocupação.
Rui Caçador já sabe o que poderá esperar em Wembley: tudo menos facilidades.