Aproximam-se as grandes decisões também nos segundos escalões dos principais campeonato europeus. Nesta altura, apenas na Inglaterra e Alemanha os campeonatos terminaram, sendo que o caso alemão é mais recente, tendo sido conhecida apenas este domingo a promoção do Augsburgo.

É a primeira vez na história que esta equipa vai disputar a Bundesliga, sendo que o terceiro posto ficou para o Bochum que vai, agora, disputar com o Borussia Monchengldbach (16º classificado na I Divisão) um playoff que vai decidir quem joga a próxima edição do principal campeonato alemão. O Hertha Berlim sagrou-se campeão e regressa um ano depois da descida.

Também em Espanha ficou selada matematicamente a promoção do Betis de Sevilha, onde alinha o portista Miguel Lopes. A derrota do Granada frente ao Alcorcon lançou a festa no Betis, que até perdeu com o Nastic.

Em Itália, faltam disputar duas jornadas, mas Siena e Atalanta têm lugar reservado. O terceiro clube a subir será definido num playoff a quatro, que já conta com Novara e Varese e aguarda as confirmações de mais dois clientes.

No que diz respeito ao campeonato francês, as subidas são directas, mas as contas não estão mais simples. Evran e Dijon são, ainda assim, as equipas mais perto de ver confirmado o sonho da subida. O terceiro classificado deverá ser decidido entre Ajaccio, Sedan e Le Mans, com vantagem para o primeiro

Por fim, o caso inglês. Queens Park Rangers e Norwich City alcançaram os lugares de promoção directa. O playoff para decidir o terceiro emblema a subir já arrancou com ambas as meias-finais (Swansea-Nottingham Forrest e Cardiff City-Reading) a terminarem empatadas a zero, na primeira mão.

As contas para as subidas na Europa

ESPANHA (Faltam 3 jornadas)

Duas subidas directas:

-Betis (confirmado) e Rayo Vallecano (a duas vitórias)

Um lugar num playoff a quatro:

-Granada e Elche (63 pontos); Celta de Vigo e Barcelona B* (62 pontos)

-Até ao 14º lugar, todos têm hipóteses matemáticas de chegar ao playoff

* Não pode subir

INGLATERRA (terminado)

Duas subidas directas:

-Queens Park Rangers e Norwich City

Um lugar num playoff a quarto:

-Swansea-Nottingham Forrest e Cardiff City-Reading

ITÁLIA (Faltam 2 jornadas)

Duas subidas directas:

-Siena e Atalanta (confirmados)

Um lugar num playoff a quatro

-Novara e Varese (confirmados)

-Dois lugares para Reggina, Torino, Padova, Livorno, Empoli ou Pescara

ALEMANHA (terminado)

Duas subidas directas:

-Hertha de Berlim e Augsburgo

Playoff entre o 3º classificado e o 16ª da I Divisão (Bochum-Borussia Monchengladbach)

FRANÇA (Faltam 2 jornadas)

Três subidas directas:

-Evran (a uma vitória)

-Dijon (a duas vitórias)

-Ajaccio com mais dois pontos que Sedan e Le Mans

-Angers com possibilidades matemáticas