Sábado, 23 de janeiro, pelas 17 horas, as primeiras decisões da época no rebatizado Campeonato de Portugal ficarão fechadas. Duas horas antes (15h) arranca a última jornada da fase regular, onde ainda 23 (!) equipas entrarão em campo com o sonho de chegar à fase de subida, mesmo sabendo que só há nove vagas em aberto. 

As Séries A e G são as mais emocionantes, sobretudo esta última. Ainda ninguém tem garantida a presença na fase de subida em nenhum destes ordenamentos e na Série G há ainda quatro equipas com legítimas aspirações. 

O dia promete ser de muito futebol no terceiro escalão português e também de emoções fortes. Ninguém terá a época ganha, mas muitos podem ver já desfeito o objetivo traçado no início da maratona. 

Descansados estão sete emblemas: Fafe e Vizela na Série B (a única com tudo decidido); Gondomar na Série C; Estarreja na Série D; Praiense na Série E; U. Leiria na Série F; e Cova da Piedade na Série H. O objetivo está assumido embora alguns ainda tenham influência no desfecho final por enfrentarem outros candidatos. 

O Maisfutebol preparou um Guia que resume o essencial (e algumas curiosidades) em torno deste dia de decisões. Confira.

Nota: para facilitar utilizamos o termo «subir» para nos referimos às equipas apuradas para a fase final que vai decidir, aí sim, quem ascende à II Liga.

SÉRIE A

Quem já subiu? Ninguém.

Quem pode subir? Bragança, Vilaverdense, Pedras Salgadas e Limianos

Classificação atual: Bragança, 31 pontos; Vilaverdense, 30; Pedras Salgadas, 29; Limianos, 28

Quem são os favoritos? Bragança e Vilaverdense só dependem de si. Em caso de triunfo nos seus jogos passam para a zona de subida. Ao Bragança chega, até, o empate.

O que seria uma surpresa? O Limianos garantir uma vaga. Precisa vencer em casa do Pedras Salgadas, que também está na luta, e que o Vilaverdense não ganhe, em casa, ao antepenúltimo Vianense.


O Limianos jogou no Dragão em 2010

Jogos mais relevantes: Argozelo-Bragança; Vilaverdense-Vianense; Pedras Salgadas-Limianos

Curiosidades dos candidatos

-O Bragança é treinado por André David, que tinha 29 anos quando assumiu o clube na época passada. O plantel tem quatro jogadores mais velhos que o treinador.

-O Vilaverdense perdeu, no fim de semana passado, a hipótese de garantir logo a subida, ao ser derrotado em Ponte de Lima, pelo Limianos. Vai para o segundo ‘match-point’, então.

-O Pedras Salgadas tem no seu plantel um jogador chamado Miguel Miguel, uma espécie de André André, que na época passada, ao serviço do U. Leiria, defrontou…o pai, Paz Miguel, que jogava no Alcanensense.

-O Limianos venceu apenas um dos seis primeiros jogos da época, entre campeonato e Taça, mas chega ainda com hipóteses de subir à última jornada.


SÉRIE B

Quem já subiu? Fafe e Vizela. Está tudo resolvido.

Classificação: Fafe, 37 pontos; Vizela, 32

Curiosidades dos apurados:

-O Fafe atravessou, recentemente, uma crise financeira que obrigou o clube a ser gerido por uma comissão de gestão. Sobreviveu e surge fulgurante a tentar regressar a uma Liga profissional. Conta com uma presença na I Divisão.

-O Vizela foi eliminado da Taça de Portugal pelo…Fafe, logo na 1ª eliminatória. Vingou-se ao ganhar no reduto fafense em jogo da 10ª jornada.


O Vizela enfrentou o Sporting de Marco Silva em 2014


SÉRIE C

Quem já subiu? Gondomar

Quem pode subir? Pedras Rubras, Cinfães e Vila Real

Classificação atual: Gondomar, 33 pontos; Pedras Rubras, 29; Vila Real e Cinfães, 27

Quem são os favoritos? Pedras Rubras. Tem dois pontos de avanço para a dupla que ainda sonha. Se vencer em Amarante garante a passagem, independentemente do que façam Cinfães e Vila Real.

O que seria uma surpresa? O Cinfães apurar-se. Precisa vencer o Salgueiros fora e que Pedras Rubras e Vila Real não vençam os seus jogos

Jogos mais relevantes: Amarante-Pedras Rubras; Tirsense-Vila Real; Salgueiros-Cinfães

Curiosidades dos candidatos

-O Gondomar só caiu na Taça de Portugal no prolongamento frente ao Estoril-Praia, na 3ª eliminatória. Um golo de Léo Bonatini, num penálti muito contestado, eliminou os gondomarenses.


Gondomar em ação frente ao Estoril, na Taça de Portugal

-O Pedras Rubras chegou a fazer, esta época, oito jogos consecutivos sem ganhar e, mesmo assim, surge com francas hipóteses de chegar à fase de subida.

-O Vila Real vai fazer o segundo jogo decisivo da semana. Para estar na luta teve de vencer o Coimbrões, em jogo em atraso, esta quarta-feira, por 1-0.

-O Cinfães conta no seu plantel com Edelino Ié, irmão do internacional sub-21 Edgar Ié. Soma 13 jogos e 3 golos.


SÉRIE D

Quem já subiu? Estarreja

Quem pode subir? Lusitano Vildemoinhos, Anadia e Sanjoanense

Classificação atual: Estarreja, 41 pontos; Lusitano, 29; Anadia e Sanjoanense, 28

Quem são os favoritos? O Lusitano tem um ponto de vantagem, mas joga em casa com o líder (e invicto) Estarreja. Não será fácil, mesmo que o primeiro lugar esteja assegurado…

O que seria uma surpresa? A Sanjoanense tem a missão mais complicada. É a única equipa candidata que joga fora e precisa fazer melhor que os outros dois emblemas na corrida.

Jogos mais relevantes: Lusitano Vildemoinhos-Estarreja; Anadia-Oliveira de Frades; Gafanha-Sanjoanense

Curiosidades dos candidatos

-O Estarreja, treinado por Sandro Botte desde 2006, está a um jogo de terminar invicto a primeira fase do campeonato. Somam 12 vitórias e 5 empates.


O Estarreja em 2013

-O Lusitano tem no seu plantel o veterano Mangualde, que se formou no Sporting ao lado de Quaresma, Hugo Viana e outros, passou com sucesso por Paços de Ferreira e voltou a Portugal este ano, depois de três épocas no Recreativo Caalá, de Angola.

-O Anadia conta com Tidjane Baldé, internacional pelas camadas jovens de Portugal, que foi contratado pelo Inter de Milão em 2013 ao Imortal de Albufeira.

-A Sanjoanense começou a temporada a ser orientada por Ricardo Sousa, com Cândido Costa como adjunto, dois ex-jogadores do FC Porto. Atualmente o técnico é Flávio das Neves, um histórico dos anos 80 em Portugal, de clubes como V. Guimarães, Académica ou V. Setúbal.



SÉRIE E

Quem já subiu? Praiense

Quem pode subir? Angrense, Operário Lagoa e Nogueirense

Classificação atual: Praiense, 35 pontos; Angrense, 28; Operário, 27; Nogueirense, 26

Quem são os favoritos? Angrense. Ocupa o segundo lugar e joga em casa.

O que seria uma surpresa? O Nogueirense tem de bater, em casa, o líder Praiense e esperar que Angrense e Operário não vençam. Não será fácil…

Jogos mais relevantes: Angrense-Pampilhosa; Académica-Operário Lagoa; Nogueirense-Praiense

Curiosidades dos candidatos


-O Praiense já tem assegurada a vitória na Série utilizando apenas jogadores portugueses.

-O Angrense foi eliminado da Taça de Portugal pelo FC Porto, num jogo em casa em que brilhou o espanhol Alberto Bueno, com dois golos.


Angrense em ação frente ao FC Porto

-O Operário Lagoa teve um mês de novembro terrível:6 jogos, 4 derrotas e 2 empates. O melhor mês foi setembro, com quatro vitórias em outros tantos jogos.

-O Nogueirense é a única equipa de fora dos Açores em posição de chegar à zona de subida nesta Série.


SÉRIE F

Quem já subiu? U. Leiria

Quem pode subir? Benfica Castelo Branco e Caldas

Classificação atual: U. Leiria, 43 pontos; Benfica Castelo Branco, 31; Caldas, 30


Jorge Casquilha está a fazer um bom trabalho em Leiria

Quem são os favoritos? É quase 50/50. O Benfica tem um ponto de vantagem mas joga com o líder, ainda que em casa. O Caldas tem um ponto de atraso mas joga com o penúltimo, ainda que fora.

O que seria uma surpresa? Nada. Todos os cenários em aberto nesta Série.

Jogos mais relevantes: Benfica Castelo Branco-U. Leiria; Águias do Moradal-Caldas

Curiosidades dos candidatos

- A U. Leiria, de Jorge Casquilha, não perdeu ainda qualquer jogo e esteve sem sofrer golos nos primeiros 11 embates da temporada.

-O Benfica e Castelo Branco é o recordista de vitórias da antiga III Divisão Nacional, com quatro. O patamar mais alto em que esteve foi a II Liga, onde esteve três anos no início da década de 90. Em 1991 terminou esse campeonato em quinto, às portas da subida.

-O goleador do Caldas é o brasileiro Diego Zaporo, que já jogou na Liga ao serviço de Beira-Mar e V. Setúbal e passou entre 2012 e 2014 pelo campeonato…do Gabão.


SÉRIE G

Quem já subiu? Ninguém

Quem pode subir? Casa Pia, 1º Dezembro, Real Massamá e Loures

Classificação atual: Casa Pia, 32 pontos; 1º Dezembro e Real, 30; Loures, 29; 

Quem são os favoritos? Casa Pia. É a única equipa que até pode perder e subir desde que não haja uma equipa vencedora nos outros dois jogos entre os candidatos.


O Casa Pia foi eliminado pelo V. Setúbal da Taça de Portugal

O que seria uma surpresa? O Loures é a equipa em pior posição, mesmo jogando em casa.

Jogos mais relevantes: Casa Pia-Malveira; Real-1º Dezembro; Loures-Sintrense

Curiosidades dos candidatos

-O Casa Pia esteve quase na II Liga, mas foi afastado pelo Varzim, no jogo decisivo da temporada passada.

-O 1º Dezembro tem um norte-americano no plantel. Chama-se Ayo, é avançado (12 jogos, 1 golo) e jogava na Liga de Malta na época passada.

-O Real é orientado por Jorge Prazeres, um treinador que pegou na equipa a meio da época sem qualquer experiência numa equipa sénior e conseguiu cinco vitórias nos últimos oito jogos.

-O Loures é treinador por António Pereira, conhecido por «Mourinho dos Pobres». Uma velha raposa do futebol português.


SÉRIE H

Quem já subiu? Cova da Piedade

Quem pode subir? Moura, Atl. Reguengos, Barreirense e Lusitano VRSA

Classificação atual: Cova da Piedade, 32 pontos; Moura, 26; Atl. Reguengos, 25; Barreirense, 25; Lusitano VRSA, 24.


Balneário do Cova da Piedade

Quem são os favoritos?O Moura só depende de si, mesmo que receba o Lusitano que ainda tem esperança de lá chegar

O que seria uma surpresa?Além de vencer em Moura, o Lusitano precisa que Atl. Reguengos e Barreirense não vençam os seus jogos

Jogos mais relevantes: Moura-Lusitano VRSA; Barreirense-Cova da Piedade; Atl. Reguengos-Castrense

Curiosidades dos candidatos

-O Cova da Piedade tem no seu plantel um jogador macaense. David Cardoso é médio defensivo, tem 21 anos, nasceu em Macau, mas filho de portugueses. Passou pelos escalões de formação do Benfica, onde jogou ao lado de Bernardo Silva, Rony Lopes, Hélder Costa, Ricardo Horta, entre outros.

-O Moura é treinado por Nélson Santos, antigo adjunto de Mitchel Van der Gaag no Marítimo ou Belenenses.

-O Atl Reguengos vem de duas derrotas seguidas que comprometeram o acesso à zona de subida.

-O Barreirense é um histórico do futebol português com mais de 100 anos. É, ainda hoje, o 25º clube com mais presenças no principal campeonato luso, tendo como melhor classificação o 4º lugar de 1969/70. É recordista de títulos na II Divisão, com sete vitórias.

-O Lusitano VRSA conta com três presenças entre a elite do futebol português, todas na década de 40.