Diz quem o conhece que pode vir a ser o sucessor de Ricardo num futuro próximo. João Gomes, guarda-redes da equipa de juvenis da Académica, que entretanto será júnior de primeiro ano na próxima época, vai fazer a pré-temporada com os seniores apurou o Maisfutebol.

Com 17 anos feitos no final de Abril, o guardião destaca-se pela envergadura invulgar para a tenra idade (1,88 m), e pela agilidade pese a corpulência. É forte no jogo aéreo e saídas, com um estilo, por vezes, a fazer lembrar o dos guardiães de andebol, à semelhança de Peter Schmeichel, por exemplo.

O ídolo do «keeper», nada de confusões, é, no entanto, o italiano Giuanluigi Buffon, cuja forte presença na baliza o inspira desde pequeno. Um diamante para ser lapidado por Paulo Sérgio, em especial por Bruno Veríssimo, membro da equipa técnica responsável pelo treino específico dos guarda-redes.

João Gomes cumpriu apenas uma época em Coimbra, dando logo nas vistas, depois de ter sido formado no Desportivo de Castelo Branco, de onde é natural. Foi o número 1 da seleção distrital até ter sido «agarrado» pelos estudantes.

Aos 17 anos, o guardião é visto na academia da Briosa como uma atleta de enorme potencial e com francas possibilidade de se afirmar no clube a breve trecho, como opção para lutar por um lugar no quadro principal de jogadores. O Maisfutebol acaba de o apresentar ao Mundo. Em primeira-mão.