Lars Lagerback, seleccionador da Suécia, incluiu o veterano Henrik Larsson, de 37 anos, na lista de convocados para os jogos particulares com os Estados Unidos e México que a equipa escandinava vai realizar em Janeiro antes do segundo embate com Portugal inserido na fase de qualificação para o Mundial-2010.
Uma lista com poucas estrelas, apenas com jogadores que representam clubes escandinavos, sem Ibrahimovic ou qualquer outro jogador que alinhe nas ligas mais competitivas da Europa. Larsson é o nome mais sonante, apesar do antigo jogador do Celtic e do Barcelona já ter terminado o seu contrato com o Helsingborg. «Fiz a convocatória de acordo com a situação actual, mas pode sofrer alterações. O caso de Henrik não está cem por cento decidido. Se não estiver a treinar em Janeiro, obviamente não estará nestes jogos», explicou o seleccionador citado por uma agência local, a TT.
Além de Larsson, Lagerback chamou nove estreantes para dois jogos que vão servir, acima de tudo, para encontrar novas opções para a selecção. A Suécia vai defrontar os Estados Unidos, em Los Angeles, a 24 de Janeiro, e o México, em Oakland, quatro dias depois.
O jogo com Portugal, depois do nulo em Estocolmo, em Outubro passado, está marcado para 28 de Março, para o Estádio do Dragão. A equipa orientada por Carlos Queiroz ocupa o terceiro lugar do Grupo 1 com apenas 5 pontos em 4 jogos, enquanto a Suécia somou os mesmos pontos em apenas três jogos.
Lista de convocados
Guarda-redes: John Alvbage (Orebro) e Eddie Gustafsson (Lyn).
Defesas: Patrik Anttonen (Orebro), Rasmus Bengtsson (Trelleborg), Mattias Bjarsmyr (IFK Gotemburgo), Adam Johansson (IFK Gotemburgo), Markus Jonsson (AIK), Marcus Lindberg (Kalmar) e Max von Schlebrugge (Brondby).
Médios: Daniel Andersson (Malmo), Martin Ericsson (Elfsborg), Rasmus Elm (Kalmar), Samuel Holmen (Brondby), Andreas Johansson (Halmstad), Andreas Dahl (Nordsjaelland), Andreas Landgren (Helsingborg).
Avançados: Patrik Ingelsten (Kalmar), Gustav Svensson (IFK Gotemburgo), Ola Toivonen (Malmo), Pontus Wernbloom (IFK Gotemburgo), Henrik Larsson (Helsingborg) e Mikael Dahlberg (Djurgarden).