Neste domingo à noite (23 horas em Portugal), os Estados Unidos param. O que não é fácil, num país tão grande, que tem uma «cidade que nunca dorme», e fusos horários diferentes. A culpa é do Super Bowl 2011, a final da NFL, liga de futebol americano.

Frente a frente estarão Pittsburgh Steelers e Green Bay Packers, no estádio dos Dallas Cowboys, no Texas. O maior «show» do mundo passa por Arlington, num palco que até já recebeu o All Star Weekend da NBA e que bateu o recorde de assistência num jogo de basquetebol: mais de 108 mil pessoas!

Mas é de futebol americano que se fala. Steelers e Packers venceram as respectivas conferências, ao baterem os New York Jets e os Chicago Bears nas finais. Neste domingo, lutam pelo troféu Vince Lombardi.

Os Pittsburgh Steelers são a equipa com mais Super Bowls ganhos e podem vencer o sétimo. Para isso, contam com Ben Roethlisberger, o quarterback e estrela de uma equipa que venceu o troféu duas vezes nesta década, em 2006 e 2009.

Do outro lado, estará uma equipa com 90 anos de existência e um quarterback que, ao contrário de Roethlisberger, chega ao primeiro Super Bowl, depois da era do mítico Brett Favre, na equipa do Wisconsin. Aaron Rodgers terá um grande desafio pela frente e levar os Packers até ao quarto Super Bowl. Green Bay já não vence desde 1997!

A final da NFL é o programa mais visto da televisão norte-americana e tem uma produção gigantesca. A publicidade é paga a peso de ouro e as marcas aproveitam sempre para inovar. Para que o público não fique entediado, ao intervalo há sempre um espectáulo. O Halftime Show do Super Bowl XLV estará a cargo de Usher, Slash e dos Black Eyed Peas.

Ao fim de uma hora de jogo, Steelers ou Packers vão festejar o final da temporada da NFL e suceder aos New Orleans Saints.

Veja algumas das melhores jogadas da temporada e recorde outros Super Bowl nas fotos (basta clicar no ícone no topo da página).



[ artigo actualizado]