O domínio do F.C. Porto na Supertaça Cândido de Oliveira é conhecido. Aproveitando o facto de a prova ter sido criada às portas da década de 80, quando os azuis e brancos atingiam uma pujança nunca alcançada, os troféus foram entrando nas vitrinas dos dragões uns atrás dos outros. Ao todo, são 16 as Supertaças ganhas, em 31 edições. Mais do dobro do segundo classificado, o Sporting, que venceu 7.

Ora, ao longo desta caminhada, os dragões encontraram os velhos rivais da Luz em dez ocasiões. Sábado será a 11ª vez que os dois emblemas disputam o troféu e, até agora, apenas numa ocasião foram os lisboetas a sorrir. A Supertaça correspondente à temporada 1984/85 foi parar à sala de troféus das águias, que tiveram ainda um bónus: conquistaram-na em pleno Estádio das Antas.

Wetl recorda os 5-0 na Luz

Álvaro Magalhães foi um dos jogadores que esteve na conquista encarnada. Na altura o troféu disputava-se a duas mãos e o lateral foi titular em ambas. «Recordo-me bem. Chegamos às Antas com um golo de vantagem da primeira mão e o jogo foi muito emotivo. O F.C. Porto tinha uma grande equipa e havia um grande equilíbrio. Eles tinham o Madjer, o Futre, o Gomes...era incrível. E depois o jogo ficou marcado pela chuva que foi torrencial e dificultou muito. Mas conseguimos vencer, o que é sempre bom na casa do rival, embora eles também já tivessem ganho na nossa», recorda o actual treinador do Interclube, de Angola, ao Maisfutebol.

«O Benfica chega melhor a este jogo»

O feito do plantel de John Mortimore, que, para além de Álvaro, tinha Diamantino (autor do golo que acabou por valer o título), Shéu, Bento e Nené, entre outros, pode agora ser repetido pelos homens de Jorge Jesus. Álvaro acredita que estão reunidas as condições para o Benfica voltar a bater o F.C. Porto na Supertaça, até porque não consegue encontrar uma explicação para o domínio portista na prova.

«O acumular de vitórias do F.C. Porto é algo difícil de explicar. Penso que esteja relacionado com o momento. A forma varia ao longo dos tempos, o F.C. Porto foi ganhando e ganhou bem. Na altura era a duas mãos, quem jogasse primeiro em casa, se fizesse um bom resultado, ficava logo em vantagem. O modelo actual é mais justo, com campo neutro. Agora é uma verdadeira final», vincou.

No próximo sábado, o Benfica vai tentar conquistar a quinta Supertaça para o seu curriculum. O antigo lateral encarnado acredita que as águias partem em vantagem: «O Benfica chega melhor a este jogo. Manteve a estrutura de uma grande equipa e está já em boa forma. Tem outra experiência. Mas é sempre uma final e do outro lado estará, também, uma excelente equipa. Nestes jogos, muitas vezes, quem está pior até acaba por vencer.»

Todas as finais entre F.C. Porto e Benfica

1980/81- F.C. Porto-Benfica, 0-2; 4-1

1982/83- F.C. Porto-Benfica, 0-0; 2-1

1983/84- F.C. Porto-Benfica, 0-1; 1-0 (3-0;1-0)

1984/85- Benfica-F.C. Porto, 1-0; 0-0

1985/86- F.C. Porto-Benfica, 1-1; 4-2

1990/91- F.C. Porto-Benfica, 1-2; 1-0 (1-0;1-1)

1992/93- F.C. Porto-Benfica, 0-1; 1-0 (2-2;4-3 g.p.)

1993/94- F.C. Porto-Benfica, 1-1; 0-0 (1-0)

1995/96- F.C. Porto-Benfica, 1-0; 5-0

2003/04- F.C. Porto-Benfica, 1-0

Recorde a única Supertaça ganha pelo Benfica ao F.C. Porto: