O português Frederico Morais eliminou o norte-americano Kelly Slater na segunda ronda da etapa portuguesa do mundial de surf, que decorre em Peniche.

Slater tem 11 títulos de campeão do mundo, mas o wildcard português bateu o norte-americano com mais 2,21 pontos.

Frederico Morais, conhecido por Kikas, conseguiu 12,34, enquanto o número dois do ranking mundial fez 10,13, na ronda de repescagem.

Já o outro português em prova foi eliminado. Francisco Alves foi derrotado pelo australiano Mick Fanning, que lidera o campeonato e foi campeão do mundo em 2007 e 2009.

«As melhores ondas que fazemos na vida são aquelas que acabamos e não nos lembramos do que fizemos. Acho que este heat foi um bocado assim, estou no céu, tenho de aproveitar e concentrar-me nos próximos heats», disse o surfista português, citado pela Lusa.

«Eu sabia o que queria, não ia para dentro de água para perder, queria ganhar e dar um bom show de surf. Fui com a determinação de mostrar aos portugueses que podia passar e consegui. É ótimo [estar no céu], mas agora tenho de pôr os pés na terra e acreditar no round três. É esse o meu foco agora», concluiu.