O português Tiago Pires afastou neste sábado o norte-americano Kelly Slater, nove vezes campeão do mundo e detentor do título, o que acontece pela segunda vez, garantindo o terceiro lugar do Quicksilver Pro France, sétima etapa do Circuito Mundial ASP de Surf.
Na primeira prova em solo europeu, Tiago Pires, 31º do mundo, perdeu nas meias-finais para o australiano Mick Fanning, 2ª do ranking. Foi o melhor registo da temporada para «Saca», que cedeu apenas na penúltima eliminatória (12,33 pontos contra 17,43 do adversário).
«Não sei o que dizer, neste momento, estou na lua. O Kelly Slater está a surfar loucamente, tenho imenso respeito por ele, até porque é o meu surfista preferido de sempre. Sabia que este ia ser um dia difícil, que tinha de tentar escolher as melhores ondas para tentar batê-lo. Foi isso que fiz, só tentei escolher as melhores ondas, surfar da forma mais poderosa que pude, fiz bons resultados e consegui-o», disse Tiago Pires, citado pela Agência Lusa, após bater o norte-americano.
[notícia actualizada]