O surfista português Tiago Pires anunciou que vai permanecer no circuito mundial em 2014, uma vez que Associação de Surfistas Profissionais (ASP) lhe atribuiu um dos dois «wildcards» reservados a atletas lesionados.

«Comecei o dia com uma grande notícia. É oficial, sou um dos
injury wildcards escolhidos pela ASP World Tour Surfing para 2014», escreveu o surfista, conhecido como «Saca», na sua página de Facebook.

No seu sexto ano no circuito, Tiago Pires apenas disputou as duas primeiras provas do circuito mundial, ambas na Austrália, conquistando 2.250 pontos, graças ao 25.º lugar no Quiksilver Pro Gold Coast e ao 13.º no Rip Curl Pro Bells Beach.

A posição que ocupava no ranking mundial deixava-o de fora dos lugares que garantem vagas para 2014, mas o convite («wildcard») da ASP permite-lhe mais um ano entre a elite do surf mundial.

Em outubro, em declarações à agência Lusa, Tiago Pires mostrava-se otimista quanto a este desfecho: «É uma coisa que vai ser decidida por um painel de pessoas, eu nunca concorri a isso. Sei que há dois lugares e toda a gente sabe que o meu lugar é mais do que merecido, mas é preciso julgar caso a caso e, infelizmente, escolher dois dos quatro lesionados que há».

Tiago Pires foi o primeiro, e até agora único, português a chegar à «elite» mundial do surf.