Indecisão até ao fim na eliminatória dos oitavos-de-final da Taça de Espanha, entre Athletic Bilbao e Barcelona. No final, valeu o critério de golos fora aos catalães, que sobreviveram em San Mamés (vídeo no final da página).

Não deixa de ser irónico que o recinto dos bascos seja apelidado de Catedral. O público tornou o recinto num inferno para o Barça, que chegava a Bilbau com um 0-0 da primeira volta.

Apesar de não haver vantagem para qualquer equipa, o treinador dos catalães, Pep Guardiola, deixou no banco um dos candidatos a Bola de Ouro 2010. Iniesta entrou aos 60 minutos e foi já na segunda parte que o campeão espanhol chegou ao golo.

Outro concorrente a melhor jogador do ano, Xavi colocou em Messi, o actual detentor do troféu e que corre pelo ceptro com os colegas. O argentino segurou a bola na área, esperou pela entrada de Abidal e serviu o francês, que finalizou para o 0-1. Um golo inédito, diga-se, porque foi o primeiro do esquerdino pelos «culés».

No entanto, o Athletic não baixou os braços. Pelo contrário. Num confronto entre as equipas com mais Taças do Rei conquistadas, os bascos empataram, pela biqueira de Fernando Llorente.

San Mamés já fervia e, a seis minutos do final, acreditava que era possível eliminar os catalães. O jogo abriu e Villa teve oportunidade para sentenciar a partida, já depois de Javi Martinez falhar de cabeça o 2-1 para os da casa.

Villa não fez melhor e, no momento seguinte, saiu para a estreia do holandês Afellay, o único reforço do Barça neste Inverno, até ao momento.

No final, valeu o golo marcado fora por Abidal, que até esteve a ser assistido, durante a partida, por ter sido atingido por um objecto vindo da bancada. O gaulês foi mesmo o protagonista do encontro, pela agressão, pelo golo, por ter começado a central e, já como lateral, ter resolvido a eliminatória.

Rendido à equipa e ao esforço, o público aplaudiu o Athletic, que cai com honra enquanto vê o Barcelona nos quartos-de-final da prova.

Veja o golo de Abidal