A Direcção da Liga de Clubes aprovou esta terça-feira por unanimidade o anteprojecto da Taça da Liga, uma nova competição que deve arrancar já na próxima temporada se, como se prevê, for aprovada em Assembleia Geral da Liga. O projecto foi apresentado por Sporting e Boavista, na sequência de um trabalho de pesquisa, e pressupõe uma nova competição que englobará todas as equipas da Liga e Liga de Honra e que seguirá um modelo de três eliminatórias, mais uma fase de grupos e uma final.
O modelo prevê uma primeira eliminatória em que os clubes são divididos por potes conforme a classificação do campeonato, sendo que os clubes da Liga ficam nos potes A e B e defrontam, sempre fora de casa, os clubes da Liga de Honra colocados nos potes C e D. Na segunda eliminatória existirão dois potes (A e B), o primeiro dos quais engloba os vencedores do jogos entre os potes A e C anteriores e o segundos os vencedores do potes B e D. Os jogos são sorteados directamente nesta eliminatória.
Na terceira ronda surgem os embates a duas mãos - anteriormente havia só uma mão - e com sorteio puro, estando todas as equipas num único pote. Finalizada esta terceira ronda, sobram apenas quatro equipas em prova, as quais disputam uma espécie de campeonato entre elas, jogando todas contra todas e muito provavelmente em campos neutros. No final desse campeonato, as duas primeiras classificadas apuram-se para uma final que se disputará apenas em um jogo e num campo também neutro. Para além do troféu de vencedor da Taça da Liga, a nova competição pressupõe também a entrega de troféus ao melhor marcador, ao melhor jogador por votação na Internet e ao melhor jogador formado localmente.