A figura
Fransérgio: Já tinha avisado na primeira parte, com um cabeceamento a passar perto da baliza de Helton. Na segunda parte, já nem avisou, abrindo o marcador e embalando o Marítimo para a vitória, após um livre muito bem batido por Rúben Ferreira.
 
O Momento
69 minutos, golo de Alex Soares: Depois de Fransérgio ter gelado o Dragão aos 47 minutos, Alex Soares matou a reação portista. O jogador do Marítimo aproveitou bem um corte falhado de Marcano em zona proíbida e Alex Soares fez um chapéu sobre Helton. Com o 2-0 no marcador, e culpas defensivas no golo, a equipa portista foi-se abaixo depois deste golo.
 
Negativo
Marcano: Esteve em dia «não» e ofereceu verdadeiras prendas de Natal aos jogadores do Marítimo. Não é o único culpado pelos erros defensivos, mas é o maior responsável por eles.
 
Outros destaques
 
André Silva: Tarde agridoce para o jovem avançado portista. A estreia na equipa A fica marcada por uma exibição coletiva muito pouco conseguida e por uma derrota que dificilmente se esquece. A nível individual, procurou sempre o golo, e teve algumas belas ocasiões para o fazer, mas esbarrou sempre em Salin. Acaba por fazer a abertura que resultou no golo de Aboubakar.
 
José Angel: Deu nas vistas na primeira parte, sobretudo pelas iniciativas atacantes e por grandes cruzamentos para a área. Na segunda parte, esteve menos em evidência, até porque foi o Marítimo quem brilhou.
 
Aboubakar: Entrou a remar contra a maré. Teve um golo nos pés, que desperdiçou, e fez o golo de honra portista. O menos culpado na pesada derrota azul e branca.
 
Alex Soares: Uma grande oportunidade, a que Helton respondeu com uma grande defesa, e um golo que deixou marcas nos dragões.
 
Marega: Ganha o livre que acaba por dar origem ao primeiro golo do Marítimo, numa das suas arrancadas de marca. Bem nas desmarcações, foi uma dor de cabeça para a defesa portista na segunda parte.
 
Salin: Uma mão cheia de boas defesas e a frustração que causou nos jogadores do FC Porto. Acabou por ser batido apenas por Aboubakar, já ao cair do pano, mas não lhe manchou a exibição.