O ano 2019 vai proporcionar, pela primeira vez, FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting de Braga nas meias-finais da Taça da Liga. A final four, em janeiro, vai ter, pela primeira vez na história, os quatro cabeças de série na fase decisiva da prova. Esta é a nona em doze edições no atual formato – o de quatro grupos antes das «meias» - e a terceira consecutiva com este modelo de final a quatro, disputada numa só semana, em Braga.

Com o apuramento para a fase decisiva da competição, o Benfica reforçou o estatuto de equipa com mais presenças entre os quatro melhores da Taça da Liga – dez em 12 – seguida do FC Porto, com oito e de Sporting e Sp. Braga, com seis cada.

E é um facto que nunca as meias-finais pareceram tão apetecíveis, tendo em conta os nomes dos quatro clubes que vão atacar, por fim, o primeiro troféu nacional de 2019.

Terceira vez na história, primeira neste formato

A 12.ª edição da Taça da Liga terá, pela terceira vez na história, FC Porto, Benfica e Sporting entre os quatro candidatos finais a erguer o troféu. As duas outras foram em 2008/2009 e 2009/2010, épocas ainda com o anterior formato – de três grupos antes das meias-finais – em vigor. Nessas campanhas, Vitória SC e Académica foram, respetivamente, as restantes equipas nas meias-finais.

É, portanto, a primeira vez no atual formato que os ditos três grandes vão a jogo nas meias-finais.

Agora, é esperar por janeiro. Pelo dia 22, para o Benfica-FC Porto. E pelo dia 23, que terá o Sp. Braga-Sporting. Os jogos têm início às 19h45 e apurarão os finalistas, que disputam o título a 26 de janeiro, também às 19h45, em Braga.

Só um pode ser o novo campeão

Entre os semifinalistas da Taça da Liga 2018/2019, só o FC Porto pode consagrar-se como inédito campeão da prova. Ao contrário dos dragões, o Benfica, recordista de títulos, já soma sete. O Sporting tem uma, tal como o Sp. Braga. Os restantes consagrados, também por uma vez, foram V. Setúbal e Moreirense.

Presenças nos quatro melhores da Taça da Liga em 12 edições:
Benfica: 10
FC Porto: 8
Sporting: 6
Sp. Braga: 6
V. Setúbal: 4
Marítimo: 2
Rio Ave: 2
UD Oliveirense: 1
Moreirense: 1
Portimonense: 1
Gil Vicente: 1
Nacional: 1
Académica: 1
V. Guimarães: 1
Penafiel: 1
Beira-Mar: 1
Paços de Ferreira: 1