A Sampdoria qualificou-se esta quarta-feira para os quartos-de-final da Taça de Itália, ao bater a Udinese no desempate por penalties (5-4), depois de um empate (2-2) no fim dos 120 minutos. O jogo assinalou o primeiro golo do avançado Federico Macheda, emprestado pelo Manchester United, com a camisola da Samp, aos 32 minutos, mas ainda tinha reservada uma maratona de emoções.

A Udinese carregou em busca do empate, mas só conseguiu evitar a eliminação nos descontos, graças ao suplente chileno Mauricio Isla. O golo moralizou a equipa visitante, que pensou ter feito o mais difícil no início do prolongamento, com o golo do argentino German Denis, tanto mais que pouco depois Dessena recebeu ordem de expulsão, deixando a Sampdoria com dez.

Mas aos 109 minutos, nova reviravolta graças a um penalty convertido por Pazzini. O 2-2 tornava inevitável o desempate por penalties, e a Sampdoria, com ascendente psicológico, teve em Júnior Costa uma barreira determinante: o guarda-redes brasileiro deteve os remates de Denis e Isla, precisamente os homens que o tinham batido no tempo regulamentar, e permitiu ao suplente argentino Tissone dar o apuramento à sua equipa com um vistoso penalty à Panenka.

Com este apuramento, há já seis equipas nos quartos-de-final: Inter, Nápoles, Parma, Palermo, Juventus e Sampdoria. As restantes vagas serão decididas nos jogos entre Romas-Lazio (esta noite) e Milan-Bari (quinta-feira).