A Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou este sábado várias alterações ao formato da Taça de Portugal, a terem efeito já na próxima época. Desde logo, os clubes da I Liga entram mais cedo em prova, fazendo-o à terceira eliminatória e não à quarta como acontecia até aqui e as meias-finais passam a ser a duas mãos. Já o Jamor continua a ser o palco da final e só poderá ser mudado o local «por motivos de força maior».
Quanto à entrada dos emblemas da I Liga na prova, a proposta da FPF ia no sentido dos de entrarem na segunda ronda, mas a AG chumbou esse ponto. O presidente da Liga de Futebol, Hermínio Loureiro, argumentou que «Setembro é um mês decisivo para os clubes envolvidos nas competições europeias, porque estão a disputar os apuramentos para as fases seguintes da Liga dos Campeões e da Taça UEFA».
As equipas da Liga de Honra entram em acção na segunda eliminatória de um aprova que, de acordo com o presidente da FPF, Gilberto Madaíl, poderá ter «um patrocinador para as próximas três épocas». O dirigente sublinhou ainda que se está a estudar figurino «com base no modelo da Taça UEFA e mais atractivo para os clubes». Esse formato seria implementado na época 2009/2010.