Nené, até de livre

Já sabíamos que podia fazer golos de várias maneiras, mas ainda não o tínhamos visto executar um livre directo de forma perfeita. Vimo-lo esta noite, no lance do segundo golo do Nacional. Bola sobre a esquerda, a sobrevoar em arco a barreira e a anichar-se no canto superior direito da baliza pacense. Um momento soberbo, mais um, deste grande ponta-de-lança que, infelizmente, parece estar prestes a abandonar o futebol português. É um nome incontornável na temporada 2008/09.

Bracali, herança merecida

O sucessor de Diego Benaglio na baliza do Nacional pouco ou nada fica a dever ao helvético. Muito ágil, boas mãos e extremamente concentrado na abordagem a cada lance, Rafael Bracali confere à baliza dos insulares a segurança que a equipa necessita. Em Paços de Ferreira, sem fazer uma defesa «do outro mundo», teve o mérito de não vacilar uma única vez. Impecável.

Leandro Tatu, irrequieto

Avançado baixinho, irrequieto, com bons pés e muito móvel. Apontou o golo inaugural da partida, numa jogada em que bateu Maicon em velocidade e rematou com precisão para o fundo das redes do Nacional. Trabalha bem a bola, nunca está fixo e tenta combinar em passes curtos com os médios que surgem na sua área de acção. Produto das escolas do Internacional de Porto Alegre, onde jogou com Daniel Carvalho e Fábio Rochemback, por exemplo, é um jogador que vale a pena seguir com atenção.

Ferreira, o encanto pelo «miolo»

Rende mais como médio, sem dúvida. Confirmou-o, uma vez mais, frente ao Nacional. Muito móvel, inteligente, foi o elemento de maior rendimento no «miolo» pacense. A assistência para o golo de Leandro Tatu, aos 16 minutos, é excelente e demonstra uma visão de jogo digna de elogios. A sua carreira ganha novo encanto com esta colocação em campo.

Ruben Micael, geómetra

Colocou vezes sem conta Nené e Mateus isolados, sempre através de passes de rotura geometricamente perfeitos. Impressionante a maneira simples como toca a bola e a entrega aos colegas. É um atleta com capacidades acima da média, um produto bem português da ilha da Madeira.