Ricardo Soares, treinador da Académica, em declarações na sala de imprensa, após o triunfo da Académica diante do Nacional, que surge na sua estreia no banco dos «estudantes» e vale o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal.

«Era clara a intenção da Académica de passar à próxima fase e foi isso que fizemos. Os jogadores foram fantásticos, entraram muito bem na partida, tentámos fazer golo, tivemos várias oportunidades para marcar, não o fizemos e depois o jogo ficou mais dividido. Ao intervalo conversámos e a nossa intenção era voltar a entrar muito fortes na segunda parte. Criámos várias oportunidades e numa delas a bola entrou e depois gerimos o jogo com grande qualidade. Podíamos ter feito mais golos, mas o objetivo principal era passar e conseguimos.»

[Sobre a desvantagem numérica nos últimos 20 minutos]

«Mesmo com 10, tivemos duas transições fortíssimas em que aparecemos na cara do golo. É verdade que não fizemos, mas  a verdade é que o Nacional teve apenas uma oportunidade de golo, numa perda de bola em que vamos a sair em transição, em superioridade numérica, somos apanhados em contra pé e o Ricardo [Ribeiro] acaba por fazer uma excelente defesa. Mas é manifestamente pouco um adversário que apenas criou uma oportunidade de golo em 90 minutos, quando nós tivemos cinco ou seis ocasiões claras.»

[sobre as primeiras impressões sobre a Académica]

«Eu tinha um conhecimento profundo sobre a equipa, com vários jogadores com experiência na II Liga. A minha vinda é muito baseada no facto de acreditar neste plantel para conseguir aquilo que nós e os adeptos queremos. Não me surpreende a qualidade da equipa, e é com agrado que vejo uma equipa tão motivada. Obviamente que os resultados também ajudam a isso, mas é um grupo que trabalha muito bem.»

[Quais as ideias que já são fruto de Ricardo Soares]

«Numa semana não se pode mudar assim tanto. Mantivemos aquilo que eu entendo que estava muito bem -saber jogar em pressão alta, por exemplo -  e, a partir de agora é dar mais eficácia em termos defensivos quando os jogos nos obrigarem a não ser tão dominantes.»

[sobre as ambições da Académica na Taça]

«Estamos num clube que já ganhou duas vezes a Taça, tem pergaminhos muito fortes na competição e vamos lutar até à exaustão para passarmos cada eliminatória.»