O triunfo deste domingo do Benfica, perante o Rio Ave, na final do Jamor marcou época história para os encarnados. 

Pela primeira vez, o Benfica obteve Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal. Os encarnados são, aliás, os primeiros a conseguirem esse feito.

O Benfica não ganhava três títulos na mesma época desde 80/81, com Lajos Baroti, com campeonato, Taça e Supertaça.

A equipa da Luz não vencia a Taça de Portugal desde 2004 (triunfo sobre o FC Porto), época que o rival portista obteve a Champions e o título nacional, sendo que os benfiquistas não conseguiam a «dobradinha» (campeonato e Taça de Portugal) desde 1987, altura em que ainda não existia a Taça da Liga.

Esta foi a 25.ª Taça de Portugal do Benfica (passa a ter mais nove que o FC Porto e mais dez que o Sporting). Os encarnados somaram hoje a sua 34.ª final da prova, em época em que participaram noutras duas finais: a da Taça da Liga, que ganharam, e da Liga Europa, que perderam.

Rio Ave perde segunda final no Jamor

Quanto ao Rio Ave, perde pela segunda vez uma presença na final da Taça de Portugal, 30 anos depois da derrota no prolongamento (4-1) para o FC Porto. Os vila-condenses já haviam perdido uma final, esta época, para o Benfica, quando, a 7 de maio, foram derrotados pelas águias, em Leiria, por 2-0.

O Rio Ave alargou, assim, para 18 a série de jogos que segue sem vencer perante o Benfica (último triunfo foi há nove anos, em 2005).