*Por Carolina Taborda Lopes


O Boavista foi a sexta equipa da Liga a cair na 80.ª edição da Taça de Portugal. Foi preciso esperar pelo prolongamento da partida entre axadrezados e Desp. Chaves para se verem golos em Trás-Os-Montes.

Os flavienses marcaram primeiro por André Luís, Bueno ainda igualou, mas um chapéu de Medina atirou a formação da casa para a próxima eliminatória da prova rainha. 

O Desp. Chaves entrarou melhor na partida e criou oportunidades para inaugurar o marcador. Primeiro por Guzzo, que aproveitou uma sobra de Jefferson para rematar para a defesa de Helton e depois por Fatai isolado que viu o guardião axadrezado a cortar a bola.

A primeira parte teve pouco mais para contar. Na segunda parte, Lito Vidigal viu da bancada o Desp. Chaves aproximar-se da baliza da sua equipa, depois de ter visto o segundo amarelo por protestos.

FICHA E FILME DE JOGO

Nos últimos dez minutos de jogo, os transmontanos cresceram na partida e por duas vezes tiveram oportunidade de inaugurar o marcador. A sete minutos do final, Rafael Viegas assistiu Jefferson que rematou dentro da área contra a muralha axadrezada. Logo de seguida, Wagner tinha tudo para marcar, mas atirou por cima.

Foi preciso, como se escreveu, chegar ao prolongamento para que o marcador mexesse. Além do golo de André Luís, Helton travou uma bomba de Fatai e o cabeceamento de André Luís, ambos na sequência de pontapés de cantos.

Ao minuto 100, Neris derrubou Platiny na área e Rui Costa não teve dúvidas em assinalar castigo máximo contra o Boavista. Helton ainda defendeu o primeiro remate de André Luís, mas na ressaca o ponta de lança brasileiro conseguiu mesmo o primeiro golo do Desp. Chaves.

O Boavista ainda teve tempo de reagir e de empatar. Bueno aproveitou um ressalto para bater Ricardo. Contudo, no último suspiro do encontro, a Pantera caiu. Jean Felipe bateu o livre descaído na direita e já na área Kevin Medina faz o chapéu a Helton, carimbando o passaporte dos transmontanos para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

FICHA DE JOGO:

Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira

Arbitro: Rui Costa (AF Porto), auxiliado por João Silva e Nuno Manso.

Ao intervalo: 0-0

Desp. Chaves: Ricardo, Rafael Viegas (Jean Felipe, 119m), Galo, Medina, Babanco; Jefferson, Costinha e Guzzo (João Teixeira 73m); Wagner (Platiny, 96m), André Luís (Gamboa, 108m) e Fatai.

Boavista: Helton, Fabiano, Ricardo Costa, Neris, Marlon; Ackah, Rafael Costa, Carraça (Mateus 106m); Yusupha, Stojiljkovic (Casiano 66m)) e Sauer (Bueno 80m).

Disciplina: Lito Vidigal (55m e 81m), Galo (55m), Viegas (58m), Yusupha (90+2), Fatai (92m), Marlon (96m), 

Golos: André Luís (102m), Bueno (117m) e Medina (120+2m).