* por Paulo Silva Reis

A vila de Pedras Salgadas engalanou-se para receber o vizinho e amigo  Desportivo de Chaves em jogo a contar para a terceira eliminatória da taca de Portugal. Venceram os homens do principal escalão (1-4), numa tarde em que não tiveram grandes problemas na casa dos bons vizinhos.

O ambiente era de festa e antes do jogo começar as  duas equipas perfilaram juntas para a foto que assinalava o primeiro jogo oficial entre as duas equipas.

Ainda os adeptos entravam no campo da Portelinha nas Pedras Salgadas e já o Chaves festejava o primeiro golo do jogo. Mika, que mereceu a titularidade por parte de Daniel Ramos, tem uma arrancada pela  
esquerda, desvia dois adversários do caminho e já na linha de fundo  cruza para o coração da área onde Perdigão não perdoou e fuzilou Pedro Freitas, inaugurando o marcador.

Os flavienses, sem nunca perderem o domínio, depois do golo, diminuíram o seu caudal ofensivo e o jogo entrou numa toada algo monótona. O Pedras, com o passar do tempo começou a acreditar e já bem perto do intervalo Lenno remata com perigo e deixa o primeiro aviso para a baliza de António  
Filipe.

O AO MINUTO DO PEDRAS SALGADAS-CHAVES: 1-4

Os primodivisionários, ainda antes da saída para o descanso, beneficiaram de um ressalto na área do Pedras e João Teixeira limitou-se a encostar para o segundo golo dos forasteiros.

Depois do descanso o Chaves, que vencia por 2–0, entrou a passo, mas os da casa, que nunca baixaram os braços, quiseram manter a sua identidade e jogar de trás para a frente, sem pontapé para a frente e  
surpreenderam, quando Miguel Lima, aos 55’ reduziu a vantagem e fez rebentar a festa na Portelinha.

Os flavienses acusaram a pressão, mas “puxaram dos galões” e quatro minutos depois André Luís fez a sua estreia a marcar com a camisola do Chaves e sentenciou o jogo com o terceiro golo dos flavienses.

O Pedras teve ainda nos pés de Miguel Lima a oportunidade para fazer o segundo, mas foi o Chaves, mesmo sobre o apito final, (94’) quem sentenciou com o quarto golo, apontado por Avto.

O Chaves foi um justo vencedor e o Juventude das Pedras Salgadas um orgulhoso vencido.

FICHA DE JOGO:

Estádio da Portelinha, em Pedras Salgadas
Árbitro: José Pinheiro (AF Viana do Castelo)

PEDRAS SALGADAS: Pedro Freitas; Rafa, Miguel Carreira, Carlos Mendes, Carlos Rocha (Ricardo Lousada, 85’), Alex, Pedro Silva (Miguel Teixeira, 65’), Rui Jorge (Rui Luís, 77’), Luís Neves, Miguel Lima e Lenno.

Treinador: Ricardo Silva

DESP. CHAVES: António Filipe; Lionn (Paulinho, 86’), Nuno André Coelho, Marcão, Luís Martins, Eustáquio, Bruno Gallo, Mika (Avto, 53’), Perdigão, João Teixeira (Platiny, 81’) e André Luís.

Treinador: Daniel Ramos

Marcadores: Perdigão (5’), João Teixeira (43’), Miguel Lima (55’), André Luís (59’) e Avto (90+4’)
Amarelos: Mika (26') e ALex (87')