Mile Svilar estreou-se este sábado com a camisola do Benfica, na vitória frente ao Olhanense (0-1) na terceira eliminatória na Taça de Portugal, e alcançou um feito inédito: tornou-se no guarda-redes mais novo de sempre titular na baliza encarnada.

Rui Vitória promoveu a estreia absoluta do jovem belga aos 18 anos e 50 dias e a resposta foi positiva: nenhum golo sofrido e boas indicações, sobretudo a sair dos postes. 

É preciso recuar até um campeonato regional para encontrar um guardião mais jovem na baliza do Benfica. Mais ainda, é preciso recuar mais de 100 (!) anos. Em 1907, João Persónio, com 17 anos, jogou no Campeonato de Lisboa.

Svilar chegou nos últimos dias do mercado de transferências, proveniente do Anderlecht, e estava há muito referenciado pelo emblema da Luz.

No que diz respeito a estreantes em absoluto, o recordista é Hugo Leal. O médio estreou-se em 1997, com 16 anos, 10 meses e 29 dias. Logo depois, vem o histórico Fernando Chalana (17 anos e 27 dias, em 1976) e a seguir, com 17 anos, 5 meses e 1 dia, o avançado Zé Gomes, atualmente na equipa B.

O jovem guarda-redes belga luta pela titularidade com Júlio César, que não esteve nas opções para o encontro no Algarve devido a problemas físicos, e Bruno Varela, que perdeu a titularidade na derrota no Bessa frente ao Boavista.