Cinco jogadores do Sporting espreitam a estreia na temporada 2018/19. Porventura, a lista ficará mais reduzida após a entrada na Taça de Portugal frente ao Loures.

Entre Liga Europa, Taça da Liga e campeonato José Peseiro já utilizou 25 futebolistas, com destaque para Coates, único totalista absoluto (900 minutos). A constante utilização do defesa uruguaio justifica a falta de minutos de Marcelo, jogador contratado ao Rio Ave que ainda procura a estreia oficial com a camisola leonina.

No entanto, o defesa brasileiro não é o único reforço que o técnico dos leões ainda não estreou. Viviano, guarda-redes contratado a pedido de Mihajlović, teve a possibilidade de disputar os primeiros minutos da época 2018/19 frente ao Moreirense, no arranque da Liga. Contudo, uma lesão tirou o italiano do encontro. Totalmente recuperado de problemas físicos, o antigo futebolista da Sampdoria pode estrear-se em Alverca. 

Em sentido contrário, há dois jogadores que transitaram do plantel da época passada que ainda não mereceram a confiança de José Peseiro, casos de Bruno César e Lumor. O brasileiro disputou 78 encontros nas últimas duas épocas, porém, este ano ainda não somou qualquer minuto. Uma situação é idêntica à do ganês que concorre com Jefferson e Acuña por um lugar na lateral esquerda. Sublinhe-se que os dois não estiveram sequer no banco de suplentes nos dez jogos realizados pelo Sporting.

Por sua vez, Luís Maximiano, promovido à formação sénior, ainda procura o primeiro jogo oficial pela equipa principal dos leões. O guarda-redes de 19 anos tem trabalhado às ordens de José Peseiro e aguarda uma oportunidade.

Por último, há ainda a situação de Sturaro. O médio, que chegou por empréstimo da Juventus, está a recuperar de lesão em Itália e ainda não trabalhou às ordens do treinador do Sporting.