Caso reverta hoje em casa a desvantagem de 1-0 trazida da 1.ª mão, frente ao Desp. Aves, o Caldas poderá repetir uma feito apenas visto apenas por uma vez nas 77 edições anteriores da Taça de Portugal.

Só numa ocasião uma equipa do terceiro escalão do futebol nacional alcançou a final do Jamor: aconteceu em 2001/02, quando o Leixões, então orientado por Carlos Carvalhal discutiu o troféu com o Sporting. Os matosinhenses, que nessa época jogavam da II Divisão B – Zona Norte, não evitaram, porém, a dobradinha leonina: um golo solitário de Mário Jardel 40') acabou por fazer a diferença no marcador e permitir ao Sporting, de Lazlo Boloni, juntar Taça ao campeonato nacional, o último conquistado pelos leões.

À semelhança dos matosinhenses, o Caldas poderá agora tornar-se na segunda equipa do terceiro escalão a chegar à final da Taça de Portugal. Para conseguir tal façanha, a equipa orientada por José Vala, atualmente no 6.º lugar da Série D do Campeonato de Portugal, terá de dar a volta à eliminatória.

O Caldas recebe o Desp. Aves, da I Liga, às 18h30, no Campo da Mata, para a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. No outro jogo desta eliminatória, o FC Porto e Sporting jogam esta noite em Alvalade (20h30) a outra vaga na final do Jamor. Os dragões trazem vantagem de 1-0 da 1.ª mão.