Declarações do treinador do Leixões, Filipe Gouveia, na sala de imprensa do Estádio do Mar, após a vitória sobre o Tondela, só garantida nos penáltis e que valeu o apuramento da equipa de Matosinhos para os quartos de final da Taça de Portugal:

«Gostava de dedicar esta vitória ao senhor Esteves, que faleceu ontem. À sua família. Foi uma antiga glória do Leixões e era uma pessoa querida. Dedicar à massa associativa, apoiou de início a fim de forma fantástica. O segredo está no grande grupo de trabalho que tenho. Trabalha todos os dias de forma intensa.»

«Acho que fizemos um grande jogo, num relvado difícil, pesado. O jogo teve qualidade, envolvimento pelas alas, pelo meio. Palavra para o Pedro [Henrique], jogador com paragem muito grande. Ele merece e todo o grupo merece. Vamos, certamente, ter a ajuda da SAD. Já temos dois reforços e poderá vir mais alguém. Estamos na próxima eliminatória e agora vamos ver.»

Leixões-Tondela: a crónica do apuramento da equipa do Mar para os «quartos»

«Jogo muito difícil. Entrámos a ganhar, fizemos golo, identificámos um ou outro problema no adversário e foi por ali que fizemos o lance do penálti. Eles reagiram, em duas desatenções nossas ficaram em vantagem. Depois, reagimos e acabámos por ser felizes nos penáltis. É trabalho.»

[Próxima eliminatória:] «Gostaria de jogar em casa, se possível. Para a massa associativa, seria mais um prémio. Mas o desejo do grupo é ir ao Jamor (risos). Tenho de dizer isso. Vamos lutar todos os dias, ver quem calha e fazer o melhor.»