Vasco Matos, treinador do Alverca, falou esta quarta-feira em conferência de imprensa sobre a receção ao Sporting para a Taça de Portugal e disse que as mudanças no banco dos leões interferem com o estudo dos ribatejanos aos leões.

«O Sporting conhece muito melhor o Alverca do que nós conhecemos o Sporting», afirmou o técnico. «Neste período de paragem, de certeza que o Silas tentou implementar as ideias dele e nós não tivemos possibilidade de visualizar algum jogo», frisou.

«Acho que vamos apanhar um Sporting muito bem preparado e cá estamos à espera», disse ainda Vasco Matos, que apontou: «Estamos preparados.»

LEIA TAMBÉM: Entrevista ao treinador do Alverca, Vasco Matos

O técnico diz que a semana de trabalho tem sido «normal». «A preparação não tem fugido muito do que é habitual, porque nós temos uma maneira de trabalhar muito virada para nós.»

«Percebemos obviamente que vamos defrontar uma equipa muito forte, o Sporting, detentor do título, e vamos ter algumas cautelas. Se calhar vamos ter momentos em que temos de ser mais solidários defensivamente, estar mais juntos, mas não foge muito ao nosso trabalho, porque no campeonato também isso tem de acontecer. Não é por jogarmos contra o sporting que vamos mudar a nossa forma de trabalhar», garantiu o treinador, que falou sobre o ambiente no balneário.

«Os níveis de motivação estão altíssimos. No campeonato, às vezes temos de fazer esse trabalho de motivação, mas contra o Sporting não é preciso», apontou.

E como tenciona o Alverca travar o ataque do Sporting? «A melhor forma de defender é controlar o adversário. Quanto menos o adversário tiver bola, mais somos nós que controlamos o jogo. Contra o Sporting, se calhar não vamos ter tanta bola como queremos, mas aí vamos ter de ser muito fortes e muito solidários», respondeu Vasco Matos.

«Mas, pelo que os meus jogadores me mostram, acho que vamos conseguir ter muita bola com o Sporting e conseguir criar alguns momentos de aflição no Sporting.»

Para o técnico, este é um jogo ainda mais especial. «Passei muitos anos da minha carreira no Sporting, foi lá que me formei. É um clube que me diz muito, mas temos de pôr de lado estas coisas porque o futebol é só para quem ganha.»

«Obviamente que uma vitória contra o Sporting era um motivo de muito orgulho e satisfação para nós, mas temos de desfrutar desse momento porque a responsabilidade está do outro lado», disse o treinador e, questionado sobre qual é o seu prognóstico para o jogo, Vasco Matos não conseguiu dar outro: «Queremos ganhar, queremos ganhar o jogo.»

VEJA TAMBÉM A REPORTAGEM: A montra da Taça para ver futuro no passado

O médio Rafael Castanheira falou também aos jornalistas e disse que o jogo «é muito importante» e vai ser uma montra para o Alverca.

«Há maior alarido, mais ansiedade, um pouco mais de nervosismo, mas isso é normal e dentro de campo tudo passa e tenho a certeza de que vamos dar uma boa resposta», afirmou, desvalorizando eventuais poupanças de Silas.

«Venha quem vier, jogue quem jogar, se o Sporting se vier desfalcado ou não, nós temos é de nos concentrar em nós e fazer o nosso jogo», apontou, não querendo personalizar o perigo em Bruno Fernandes.

«Todos os jogadores do Sporting são bons, claro que o Bruno Fernandes é o jogador mais falado, mas nós temos as nossas estratégias», garantiu.