Vitória-Sporting, duelo grande na Taça de Portugal. É verdade que a realidade do futebol português remete para os títulos e riqueza de leões, Benfica e FC Porto, mas na prova rainha de Portugal há normalmente um emblema que se agiganta: e esse é o Vitória Futebol Clube.
Das 98 equipas que já defrontou na prova o Sporting só tem saldo negativo com o FC Porto; mas no que toca a eliminações, ou seja, se não se contarem as finais, também não leva a melhor sobre o clube que defronta nesta quarta-feira.
Vídeo: A segunda final entre Vitória e Sporting, em 1973, terminou da mesma maneira que a primeira: 3-2 para os leões
O treinador José Couceiro recordou na antevisão ao encontro com os leões: «Somos o quarto clube com mais presenças em finais da Taça de Portugal. Os adeptos querem que passemos esta fase. Sentimos esse desejo na rua. A Taça é especial para a cidade. Sempre foi.»
Agora está no Farense, mas Neca passou pelo Bonfim e até esteve no último triunfo sobre os leões. «Especial é sempre, mesmo para os outros clubes. Mas no caso do Vitória tinha a ver com o passado», contou ao Maisfutebol.
O sentimento vem de há décadas, baseado em finais e outros triunfos grandiosos. A primeira final aconteceu em 1943, mas há muito mais do Vitória na Taça para lá do jogo decisivo. No entanto, Neca sublinha que em dezembro de 2010 ainda se sentia os efeitos de 2005. «O Vitória tinha ganho a final há pouco tempo e havia essa sensação entre os adeptos», acrescentou.
É fácil chegar à história e verificar que o V. Setúbal eliminou o Sporting nas duas últimas vezes que se encontraram: em 2003/04 em Alvalade, em 2010/11, com Manuel Fernandes a treinador, e no Bonfim, onde o leão só por uma vez conseguiu um triunfo na Taça de Portugal (2ª mão das meias-finais em 1970/71).
No 2-1 dos oitavos de final da edição de 2010/11, «o Vitória, treinado por um sportinguista, esteve perfeito no jogo», recordou Neca a sorrir sobre a condição de Manuel Fernandes, naquela que foi a última vez que os sadinos defrontaram e eliminaram o leão, para equilibrar as contas entre os dois clubes na prova rainha.
O saldo global nos encontros de todas as provas é favorável ao Sporting, não se duvide. No entanto, em 12 eliminatórias de Taça de Portugal, os leões passaram seis e o Vitória outras seis – o leão venceu duas finais, acrescente-se.
Para se perceber a dimensão do empate entre sadinos e leões, sublinhe-se o seguinte: o FC Porto é a equipa que mais vezes defrontou o Sporting e que mais vezes ultrapassou os verdes e brancos (11 ocasiões); segue-se o Benfica (7) e depois surge o Vitória (6).
Mais do que isso: o FC Porto é o único clube que tem saldo claramente positivo no confronto direto com o Sporting, pois nas eliminações tem 11 vs 7 (e empata em número de finais ganhas, duas).
Se pensa no Benfica, o registo é este: eliminou o Sporting em sete ocasiões, mas foi eliminado em 13 (venceu seis finais aos leões e perdeu duas).
Assim, dos emblemas que têm mais do que um jogo de Taça frente aos leões, há apenas mais dois emblemas que a eliminar não têm saldo negativo com os de Alvalade: o Boavista (4 vs 4) e, lá está, o Vitória (6 vs 6).
Refira-se que na comparação com os axadrezados (11 partidas), os sadinos têm um maior número de jogos com o Sporting: o desta quarta-feira será o 26º. Só FC Porto (37), Benfica (35) e Belenenses (31) têm mais.
Não se pense, ainda assim, que só o Sporting sofre com os sadinos. Durante anos, foram a única equipa de um escalão inferior a eliminar o Benfica - apesar da polémica na altura, pois a segunda mão foi disputada com a equipa principal dos encarnados em Berna, Suíça, onde tinha conquistado, no dia anterior, a Taça dos Campeões Europeus.
Como se disse, foi um feito que demorou 42 anos a ser repetido, pelo Gondomar. Duas das três Taças que o Vitória tem foram conquistadas ao Benfica.
O FC Porto não se livra dos sadinos também. Tal como os encarnados, foram eliminados quatro vezes pelo clube de Setúbal. Ou seja, o Vitória já atirou para fora da prova os ditos grandes em 14 ocasiões.
Nesta quarta-feira, recebe um mais uma vez. «O ambiente deve ser excelente, como é habitual, com os adeptos do Vitória a apoiarem bastante o clube. O Sporting também irá ter o seu apoio, mas vai ser difícil», considerou Neca.
O que o encontro vai dar é uma incógnita, porque também a estatística não ganha jogos. Mas que ela muitas vezes dá pistas, lá isso dá. E quando é contrariada, muitas vezes resulta em História. O Sporting venceu no Bonfim apenas uma vez em 12 jogos de Taça de Portugal e isso foi há 45 anos.