O Real Madrid foi a Barcelona bater o Espanhol de Pizzi por 1-0 em jogo da primeira mão dos quartos de final da Taça do Rei. A equipa de Carlo Ancelotti podia ter sentenciado a eliminatória na primeira parte, com um Cristiano Ronaldo muito perdulário, mas a equipa catalã equilibrou o jogo na segunda parte e adiou a decisão da eliminatória para o Santiago Bernabéu.

A equipa merengue, esta noite a equipar de laranja, entrou a todo o gás, com particular destaque para o flanco esquerdo, com Marcelo e Di María a abrirem uma verdadeira brecha para a área de Casilla. As oportunidades sucederam-se a um ritmo frenético, com destaque para um remate de Cristiano Ronaldo logo a abrir.

Apesar de tudo, a equipa catalã até podia ter marcado primeiro, numa das poucas vezes que subiu até à área de Casillas, mas Pizzi, em excelente posição, atirou por cima. Uma pequena interrupção na vaga de ataques do Real Madrid que prosseguiu, logo a seguir, com um remate de CR7 ao poste antes de Benzema abrir o marcador, aos 25 minutos, com uma cabeçada a cruzamento de Arbeloa.

O Espanhol, com dois ex-benfiquistas na defesa – Capdevilla e Sidnei – mal tinha tempo para respirar e, não fosse a má pontaria de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid podia ter chegado ao intervalo com uma vantagem bem mais confortável.

A segunda parte começou com nova oportunidade para o Real Madrid, depois de Gareth Bale ter intercetado uma bola de Casilla, mas o Espanhol aprendeu a lição da primeira parte e, com uma defesa mais subida, arrancou para uma segunda parte mais equilibrada. Sergio García teve duas oportunidades flagrantes para empatar, mas Arbeloa também podia ter ampliado a vantagem, num jogo que seguiu intenso, com oportunidades nas duas balizas.

A verdade é que o Espanhol continuou a crescer e o Real Madrid sentia cada vez mais dificuldades em chegar à área contrária. Ancelotti procurou equilibrar contenda, abdicando de Di María e Benzema para reforçar o meio-campo com Xabi Alonso e Isco, mas o Espanhol voltou a ameaçar o empate, com Cordoba a surgir destacado diante de Casillas, mas a permitir a defesa do internacional espanhol.

Pizzi foi rendido a dois minutos do final, antes de mais uma oportunidade flagrante para o Espanhol, na sequência de um pontapé de canto. O resultado não voltou a sofrer alterações e decisão da eliminatória ficou adiada para o próximo dia 28, quando o Real Madrid receber o Espanhol no Santiago Bernabéu.