O sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal ditou uma visita do Sporting ao Sacavenense, clube do Campeonato de Portugal. Dois emblemas que só se cruzaram por uma vez e já há 88 anos, ainda nos primórdios do futebol português.

«Desportivamente é dar tudo naqueles minutos em campo e tentar enganar o Sporting. Sabemos que é ‘David contra Golias’, mas com algumas armas, alguma sorte, podemos apanhar o Sporting em dia mau e dar a volta. Era a cereja em cima do bolo. Sabemos que é difícil, mas são 11 contra 11. Vamos estar a lutar», referiu o presidente, Manuel do Carmo, à Lusa.

Os registos históricos contêm o registo de apenas um jogo entre estes dois emblemas, no antigo Campeonato de Lisboa, na temporada de 1932/33, no Campo Grande, 24 anos antes da construção do antigo Estádio de Alvalade.

Os leões, então liderados pelo treinador húngaro Rudolf Jeney, receberam a equipa de Sacavém a 20 de novembro de 1932 e golearam por 5-1 com golos de António Gralho (5 e 10m), António Faustino (32 e 38m) e Adolfo Mourão.

No segundo jogo da mesma competição, que deveria ter lugar em Sacavém, o Sporting venceu por falta de comparência do adversário.

Assim, será a primeira vez que o Sacavenense, atual líder da Série F, recebe o Sporting. 

A terceira eliminatória tem data prevista para o fim de semana de 21 e 22 de novembro.