Ricardo Sousa, treinador do Beira-Mar, em declarações aos jornalistas após o triunfo sobre o Marítimo, que garantiu o apuramento da formação aveirense para a próxima fase da Taça de Portugal:

«Esta vitoria é inteiramente dos adeptos, aquilo que se registou nas bancadas foi o trabalho feito nos últimos 5 anos, o Beira-Mar está de volta, merece os adeptos que tem, os adeptos não deixaram cair o clube. Era um reviver do passado, perante tantos anos sem ter um jogo tão importante como este, eles compareceram em força e o que transmitiram deu neste resultado. Um Beira-Mar com sentido de pertença estonteante, foi uma vitória justa, no meio de tanta contrariedade ao longo dos 120 minutos»

[sonha com um regresso ao primeiro escalão?]

«Esperamos pelo regresso em breve, temos trabalhado de forma afincada para voltar ao mais alto patamar, todos sonhamos com isso, o nosso sonho está bem latente, quando ganhámos a competição em 99 ninguém imaginaria que a ganharíamos também. Não me lembro de ver um jogo na primeira com tanta assistência como vi hoje, é sinal que os adeptos estão juntos com o clube»

[preferia equipa grande ou pequena na próxima fase?]

«Preferia uma equipa pequena, gostava de ultrapassar eliminatórias. Se nos calhasse um grande, financeiramente revolveríamos problemas da época, mas quero mais, continuar a passar, esperemos por um sorteio generoso. Foram 120 minutos sofridos, muito importantes, dou-lhes os parabéns, mas isto não chega, quero mais»

[entrada do Miotti foi opção ou forçada?]

«Foi opção para os penaltis, ao intervalo disse ao meu adjunto que conhecendo os guarda-redes como conheço, o Miotti é muito forte nos penaltis, em vez de queimar a substituição, colocámos o guarda-redes»

[mais nervoso hoje ou na final de 99?]

«Estive mais nervoso hoje, sofro muito mais hoje como treinador. Antes jogava, ia jantar, beber um copo, hoje sinto-me mais cansado, sofro muito mais agora do que antes,. Antes o meu pai dizia, espera até ser treinador e verás o que vais passar, e eu sofro mais agora do que antes»

[alguma felicidade também?]

«Em termos de ideia de jogo, o Beira-Mar foi superior ao Marítimo. Depois da vitória do Alverca com o Sporting, na minha opinião a comunicação social desvalorizou a exibição do Alverca, acho que foi errado, porque o Alverca fez por merecer, apesar de ter sido feliz. As equipas de campeonatos inferiores, que vencem outra de patamar superior, têm sorte mas também mérito».