No final do FC Porto-Famalicão desta quinta-feira, referente à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Pepe apresentou queixa à Polícia de Segurança Pública. Em causa está o insulto racista que o internacional português atribui a Santi Colombatto, jogador da equipa visitante.

«Ele chamou-me mono. Todo o mundo sabe o que é mono: é macaco em espanhol. Eu não saí de campo por respeito às pessoas que vieram aqui e que pagaram. E às pessoas que estavam em casa a ver o jogo e que pagam para ver futebol», referiu Pepe no final do jogo, à RTP, explicando assim o momento de indignação ainda no decorrer do encontro.

Já nesta sexta-feira, a edição da «Dragões Diário» confirma que foi apresentada queixa na PSP.

«O jogo também ficou marcado pelos insultos racistas dirigidos por Colombatto a Pepe. O argentino do Famalicão chamou “mono” – ou seja, “macaco” – ao capitão do FC Porto e da seleção de Portugal, que reagiu com elevação: “Temos de dar o exemplo. Quando perdemos, é chato, mas não podemos insultar nem humilhar o próximo. Pepe não deixou de criticar o árbitro, que assistiu ao que se passou e não atuou: “Ele tinha autoridade e provas para mudar uma história negra do futebol e não o fez, é inadmissível”. Para que a atitude de Colombatto não passe impune, o central apresentou queixa à Polícia de Segurança Pública imediatamente após o jogo», refere a newsletter do FC Porto.