Nuno Pedro, treinador do Gafanha, a comentar a derrota da sua equipa diante do FC Porto, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, disputada neste sábado, em Aveiro.

«Hoje ganhámos experiência. Esta é uma equipa que cresce com estes palcos de jogo e estas novas vivências. Não digo que ganhámos uma equipa porque essa já a tínhamos: somos líderes do campeonato e temos demonstrado uma grande competência. Não há vitórias morais, mas é com estes jogos que os jogadores crescem e podem chegar a outros patamares.»

[acreditava que o Gafanha podia surpreender?]

«Acreditei até o FC Porto fazer o 2-0. Aí caímos um pouco mais. Mas fizemos uma primeira parte em que criámos duas ou três oportunidades e podíamos ter igualado a partida. Demos a bola e o ascendente ao FC Porto porque eles são uma equipa poderosa. Nos jogos que disputámos até aqui, estamos habituados a estar do lado contrário – com bola e em ataque continuado - e, hoje, isso inverteu e não nos sentimos tão à vontade neste tipo de jogo. Mas jogámos com as nossas armas e fizemos o que o jogo pedia.»

[sobre a subida de toda a equipa no lance do primeiro golo do FC Porto]

«Esses são lances que nós estudamos. Como sabíamos, o FC Porto não deixou ninguém na frente.Mas também sabíamos que é uma equipa que sai muito forte para o ataque e, que, em dois ou três toques, colocou-se numa situação de vantagem no ataque. Penso que foi mais mérito o do FC Porto do que demérito da nossa equipa.»

[esperava mais mudanças do FC Porto?]

«Sim. Esperava mais algumas mudanças, de qualquer forma, isto só vem demonstrar o respeito que o FC Porto teve pela equipa do Gafanha, que é líder isolado do campeonato, tem feito excelentes jogos e é uma equipa que, se o FC Porto não viesse tão forte colocaria mais riscos e até podia estar mais próximo de perder a eliminatória. Mas isso não aconteceu, o FC Porto pôs a carne toda no assador, deu-se bem e foi um justo vencedor.»