Duarte Machado, treinador do Lusitano, depois da goleada consentida diante do FC Porto (0-6), no Estádio do Restelo, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

- Sabíamos que ia ser extremamente complicado para nós. Sempre que falámos, recordámos que o FC Porto é líder do campeonato, faz muitos golos, sofre poucos e tem um ritmo muito diferente do nosso. Sabíamos que nos ia colocar muitas dificuldades. Os meus jogadores acho que responderam muito bem enquanto tiveram forças. Na primeira parte, o FC Porto ganhou vantagem graças a dois movimentos fantásticos de Aboubakar que os mesu centrais não conseguiram acompanhar. Mas depois aguentámos muito bem e tentámos rematar à baliza. Não fomos uma equipa que veio para aqui defender. Quando tínhamos bola tentámos sair com qualidade, não foi apenas chutão para a frente. Apesar do resultado, os adeptos que vieram ver o jogo ficaram orgulhosos por este jogo.

[Bom ambiente, a festa não tinha sido mais bonita se o jogo fosse em Évora?]

Na verdade fico contente que isso tenha acontecido, os alentejanos são pessoas pacíficas e o FC Porto não vinha aqui bater em ninguém. A taça é uma festa, veio muita gente do FC Porto numa sexta-feira à noite. Podia ter sido no Campo do Estrela, mas isso teve a ver com outro tipo de situações. O IPJ não permitiu que o jogo fosse no nosso campo. Tentámos jogar mais próximo de Évora, mas não conseguimos. Para os meus atletas foi um sonho jogar com o FC Porto. Há seis anos começamos o projeto dos seniores, foram campeões na segunda distrital. Há três anos os jogadores não recebiam nada, jogavam por amor ao clube. Este jogo era também a consagração dos jogadores pelo que fizeram pelo clube. Era também um teste para saber se podiam sonhar mais alto. Eu acho que sim, temos jogadores com muito potencial que com outros treinos e condições, têm capacidades para serem em profissionais de futebol.

[Como vai ser jogar agora cim o Portel depois de jogar com o FC Porto?]

- Agora o FC Porto só na televisão, na Liga dos Campeões. Têm de aproveitar este momento. No final do jogo tinha jogadores com lágrimas nos olhos, estavam a descarregar a adrenalina. O ambiente foi formidável. Jogar neste estádio, com mutas pessoas do Lusitano e muitas do FC Porto foi fanático. Vamos festejar no fim-de-semana e na segunda-feira temos treino.