O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal colocou o modesto Lusitano de Évora no caminho do FC Porto.

Nuno Rodrigues, presidente da SAD do clube alentejano, lembrou que, apesar de estar nesta altura a competir nos Distritais, o Lusitano não é propriamente um desconhecido do futebol português, já que chegou a estar 14 épocas consecutivas no campeonato nacional.

«É óbvio que para nós a importância deste jogo é extrema. Mas toda a gente conhece o Lusitano Ginásio Clube dos tempos idos. É um projeto em recuperação. Será uma grande festa receber o FC Porto, a equipa em melhor forma a nível nacional, mas isso não lhes garante a vitória», disse bem disposto.

Ao leme da equipa eborense estará Duarte Machado, ex-jogador que passou pela formação do Sporting e representou o Belenenses na Liga. O técnico, que pendurou as chuteiras há pouco mais de um ano, mostrou-se satisfeito pelo resultado do sorteio, apesar das dificuldades gigantes que anteviu. «Gostávamos que esta eliminatória fosse com um dos grandes de Portugal. Se fosse com uma equipa da Liga já era bom, mas calhando o FC Porto, pela história que tem e pela forma como está a ser dirigido pelo Sérgio [Conceição] e pela forma em que está, com certeza que vai ser uma equipa fantástica que trará muita gente ao estádio.»

O treinador, de 34 anos, preferiu não alimentar o sonho de ser «tomba-gigantes». «Não vou falar sequer em ganhar, perder ou empatar. Os meus jogadores vão ter a oportunidade de jogar contra uma grande equipa e isso é o mais importante. Como paramos jogadores como Aboubakar, Brahimi, Danilo e Corona? Não há truques. Qualquer um deles é um jogador de topo. Não sei quem vai jogar, se são os onze mais fortes ou outros onzes: é igual. O FC Porto só tem jogadores de excelência.

Duarte Machado concordou com o presidente do Lusitano, que considerou a equipa mais forte neste momento no plano nacional. «Neste momento é a melhor equipa portuguesa. Não há muito mais a dizer. O FC Porto está a regressar aos seus tempos áureos e não vale a pensar em resultados. O que eu quero mais é que os meus jogadores se divirtam e aproveitem o facto de jogar contra excelentes jogadores e uma grande equipa», rematou.