A FIGURA: Rafa
É daqueles que não enganam. Tem uma qualidade técnica acima da média, que lhe permite conduzir a bola quase sempre colada ao pé. Apesar de estar a jogar na esquerda, foi visto muitas vezes a aparecer em zonas frontais e tentou dar velocidade ao jogo quando os companheiros pareciam mais preocupados em congelar a bola em possíveis saídas rápidas para o ataque. Aproveitou com mérito um erro de Miguel Lopes para assinar, aos 27’, o segundo do Sp. Braga. Terminou o jogo de rastos e a equipa ressentiu-se.

NEGATIVO:
O Sp. Braga tinha o leão preso na jaula, mas deixou-o escapar. A ganhar por 2-0 a pouco minutos do fim e em superioridade numérica, é difícil arranjar justificações para o que acabou por acontecer. Os jogadores da equipa minhota desperdiçaram várias transições possivelmente perigosas quando ainda venciam por 2-0. Não por falharem na finalização mas porque optaram por congelar a posse de bola. Davam jeito agora, não era?

OUTROS DESTAQUES

Kritciuk
Esteve sempre em bom plano nas vezes em que foi chamado a intervir. Apagou alguns princípios de incêndio na primeira parte, muito por culpa de algumas desatenções nas bolas paradas defensivas. Dois minutos antes de os bracarenses ampliarem para 2-0, desviou por cima da barra uma cabeçada de Carrillo. Já perto do final da primeira parte, evitou a Slimani o primeiro dos leões e, pouco depois, emendou um erro que ele próprio cometeu ao defender para canto um remate de Ewerton. Mais um par de excelentes intervenções na segunda parte, mas acaba por ficar ligado ao primeiro golo do Sporting, ao ficar a meio de uma saída: desposicionado, acabou por não conseguir evitar que o remate de Slimani fosse parar ao fundo da baliza.

Djavan
A cavalgada no lance do primeiro golo é impressionante. Correu que se fartou e só foi travado por Cédric. Pertence a ele o momento que poderia ter decidido a final. O lateral do Sporting acabou expulso e Éder converteu a grande penalidade. Esteve seguro nas ações defensivas e subiu quando pôde. Saiu por lesão aos 82, quando os minhotos ainda venciam por 2-0.