São quatro os jogadores do Benfica ainda à espera da estreia na época 2018/19, e é provável que a entrada em cena na Taça de Portugal, frente ao Sertanense, venha reduzir este grupo.

Entre Liga, «Champions» e Taça da Liga, as «águias» já fizeram catorze jogos, nos quais o técnico Rui Vitória utilizou 24 jogadores. Uma lista liderada por André Almeida, o único totalista absoluto do plantel (1260).

Um dado que remete de imediato para os dois reforços ainda por estrear: Tyronne Ebuehi e Sébastien Corchia. O nigeriano sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em finais de julho, o que levou à contratação ao francês, que três dias depois de ser apresentado fez uma artroscopia ao joelho esquerdo.

Mas se Ebuehi ainda recupera da intervenção cirúrgica, o «caloiro» Corchia está em condições fazer ir a praxe no Municipal de Coimbra, «casa emprestada» do Sertanense. O lateral emprestado pelo Sevilha já foi convocado para os últimos três jogos, de resto, e espreita agora a titularidade.

Para além de Ebuehi e Corchia, há mais um elemento do plantel do Benfica que tem a estreia pendente de questões físicas: Filip Krovinovic. O médio croata tem estado a recuperar da lesão grave sofrida em janeiro, e apontou o regresso para outubro.

O quarto elemento da lista, o único que tem andado livre de lesões, é Bruno Varela. O guarda-redes passou de primeira a terceira opção para a baliza esta época, e ainda não foi utilizado. Odysseas Vlachodimos tem justificado a aposta na Liga e na «Champions», e Mile Svilar foi utilizado na Taça da Liga, pelo que a prova-rainha pode ser uma janela de oportunidade para Varela regressar à competição.

Mas se Ebuehi, Corchia, Krovinovic e Bruno Varela ainda não fizeram qualquer jogo esta época, vale a pena falar também de dois elementos do plantel encarnado que já foram utilizados, mas não com estatuto titular. Um deles é Samaris, suplente utilizado em dois jogos (30 minutos), e o outro é Jonas, o melhor jogador do Benfica nos últimos anos, que soma apenas 28 minutos de utilização após dois jogos como suplente utilizado. 

Refira-se, de resto, que nesta quinta-feira, dia do Sertanense-Benfica, faz precisamente quatro anos que Jonas fez a estreia a titular pelo Benfica, em jogo da Taça de Portugal com o Sporting da Covilhã, no qual marcou três golos.

Também no caso destes dois «veteranos» o jogo com o Sertanense pode assumir maior relevância, sem deixar de levar em conta também a possibilidade de Rui Vitória aproveitar a ocasião para lançar algum elemento da equipa B ou da formação sub-23, aos quais tem recorrido para colmatar a ausência dos internacionais.