*Por Rita Pereira

Uma vitória por 1-3 sobre a AD Oliveirense garantiu ao Sp. Braga um lugar na próxima eliminatória da Taça de Portugal.

146 dias depois de terem conquistado o troféu frente ao FCPorto, os bracarenses cumpriram e venceram com relativa facilidade a equipa do Campeonato de Portugal.

José Peseiro tinha dito na antevisão que este era um jogo de responsabilidade máxima e que a obrigação da equipa era ganhar. O Sp. Braga não relaxou e entrou muito forte no jogo.

Logo aos dois minutos, Rosic enviou uma bola ao poste e aos cinco minutos Pedro Tiba obrigou Rui Faria a uma grande defesa. Com o domínio da posse de bola e a jogar praticamente no meio-campo da Oliveirense, o golo dos bracarenses apareceu aos 17 minutos: Filipe Sousa derrubou Pedro Santos na grande área e na conversão do castigo máximo, o mesmo Pedro Santos adiantou o Sp. Braga no marcador.

Só aos 20 minutos é que a AD Oliveirense se conseguiu aproximar da baliza de Marafona, mas sem conseguir criar ocasiões de golo. Aos 35 minutos, na sequência de um pontapé de canto, a equipa da casa introduziu a bola na baliza do Sp. Braga, mas o árbitro Luís Godinho anulou o lance, considerando que Vítor Hugo fez falta antes de cabecear.

Apenas dois minutos depois, novo balde de água fria para a Oliveirense, ao sofrer o segundo golo. Numa boa combinação entre Stojiljkovic e Rui Fonte, o sérvio isolou o atacante emprestado pelo Benfica, que não falhou frente a Rui Faria.

Confira como foi o relato do jogo ao minuto

No início da segunda parte, o Sp. Braga podia ter dilatado a vantagem. Cabeceamento de Stojiljkovic, com o guarda-redes da Oliveirense a defender com uma palmada por instinto.

A precisar de marcar dois golos para se manter na competição, a equipa do Campeonato de Portugal mostrou-se mais atrevida, a fazer recuar o Sp. Braga, sem, no entanto, criar jogadas que perturbassem Marafona. A exceção foi aos 60 e aos 75 minutos. No primeiro lance, Jacob cabeceou após canto de James e a quinze minutos do final do jogo, James obrigou o guarda-redes do Sp. Braga a uma boa defesa.

A controlar o jogo e já com o pensamento na deslocação à Turquia, para a Liga Europa, o Sp. Braga dilatou a vantagem aos 82 minutos. Numa jogada individual, Pedro Santos rematou rasteiro fora da área e fez o terceiro para os bracarenses.

Até ao final da partida, uma falha defensiva de Velazquez permitiu à Oliveirense reduzir para 1-3. O defesa do Sp. Braga isolou Vitor Hugo e o jogador famalicense marcou o último golo da Oliveirense nesta edição da Taça de Portugal.

FICHA DE JOGO
Estádio Municipal 22 de Junho, em Vila Nova de Famalicão
Espectadores: 1500
 

Árbitro: Luís Godinho (Évora)
Assistentes: José Braga e Valter Rufo
Quarto árbitro: Ricardo Lourenço
 

AD OLIVEIRENSE: Rui Faria; Filipe Sousa (Paulinho, 26m), Manel Pedro, Nelson Sampaio, André Pereira, Jacob, Neves (Dibola, 63m), James, Fininho (Jorginho, 59m), Vítor Hugo, João Rodrigues
Suplentes não utilizados:  André Fonseca, Kingsley, Bruno Costa e Lamine
 

Sp. BRAGA: Marafona, Velazquez, Rosic, Wilson (Luís Aguiar, 88m), Baiano, Djavan, Rui Fonte (Martinez, 71m), Sojilikovic, Pedro Santos (Osuchukwu, 88m), Tiba e Xeka
Suplentes não utilizados:  Tiago Sá, Hassan, Alan, Mauro
 

GOLOS:  Pedro Santos (16m e 82m), Rui Fonte (38m), Vitor Hugo (90+2m)
Disciplina: Manel Pedro (2m), Baiano (66m)