[ARTIGO ATUALIZADO]

* Com Luís Almeida, em serviço especial para o Maisfutebol.

É duro o 2-0 para o Fontinhas, mas é... normal. Aliás, admitiu isso mesmo o treinador Pedro Lima, no final da partida. O triunfo do Arouca não pode ser beliscado, mas a qualidade demonstrada pela equipa açoriana serviu para encurtar o que separa a I Liga da Liga 3. Isto num jogo lento, morno e sempre em ritmo baixo.

Foi toada assumida declaradamente pelo 10.º classificado da Liga Portuguesa. Entrou bem o Arouca: a dominar, a controlar, a recuperar e a ter a paciência necessária para desconstruir o(s) bloco(s) do conjunto açoriano. Aos nove minutos, tudo mais fácil: grande passe de rutura de Mateus Quaresma; Oday encarou Rodolfo e não desperdiçou o 1-0 e a embalagem para a quarta ronda.

Rodolfo, que assumiu a titularidade, não fez uma única defesa complicada. Os continentais não forçaram o ritmo. O Fontinhas subiu no terreno e passou a dividir o jogo. Até aqui, nota de pontuação praticamente máxima para Diogo Careca, que esteve em todos os cortes. Depois, Bonkat assustou e Ragner Paula, num remate de fora, ficou perto do empate.

A nota não é máxima para Careca porque houve David Simão, o melhor em campo. Cortou, recuperou, arrancou de trás e fez jogar na frente. Passa a sentir mais trabalho a partir da meia-hora. Ficou ainda mais ocupado na segunda parte.

É especialmente nos segundos 45 minutos que o Fontinhas se agiganta. Foi, em muitas ocasiões, melhor do que o adversário e, logo ao minuto 46, Hircane atirou de cabeça ao ferro. Doukouré fez o mesmo depois, mas estava em fora de jogo.

Sucederam-se as alterações, mas sempre com o Fontinhas a conseguir reduzir diferenças. Não criou lances de golo iminente, mas desenhou projetos de ataque que poderiam ter sido de golo. A entrada de Vilmar é que não resultou. Resultou a de Bruno Torres: cabeceou sem marcação para o 2-0, após pontapé de canto.

Era o fim das esperanças açorianas. Fica a imagem de qualidade.

--

FICHA DE JOGO

Estádio João Paulo II, Angra do Heroísmo

Árbitro: Hélder Carvalho

Assistentes:  Nuno Manso e Nélson Cunha

4.º árbitro: Paulo Barradas

FONTINHAS: Rodolfo; Desailly, Princebell, Careca, Itto Cruz (Samuel Velho, 81); Ragner, Doukoré (Breno, 70), Hircane, Jordanes (Aliu Ronaldo, 46), Bonkat (Roger, 76) e Ricardo Almeida (Aliu Ronaldo, 46).

AROUCA: João Valido; Tiago Esgaio, Galovic, João Basso (Sema, 81), Mateus Quaresma; Sylla (Vitinho, 81), David Simão, Alan Ruiz (Pedro Moreira, 46), Oday (Bruno Marques, 63), Arsénio e Antony (Bukia, 63).

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Oday (14m) e Bruno Marques (78m).

Disciplina: cartão amarelo a Alan Ruiz (35m), Itto Cruz (40m) Doukouré (51m) e Tiago Esgaio (90+1m).

Resultado final: 0-2