AO VIVO

Chegar ao Jamor é sempre aliciante, mas neste caso ambas as equipas têm ambição redobrada. O F.C. Porto, actual detentor da Taça de Portugal, atravessa uma crise de resultados. Já com poucas hipóteses de chegar ao «pentacampeonato», e alguns dias depois de ter perdido a final da Taça da Liga para o Benfica, a equipa azul e branca tem aqui o único título à sua mercê, na presente temporada.

O Rio Ave está afastado da Europa, aconteça o que acontecer (não pediu licenciamento para participar nas provas da UEFA), mas por certo quererá voltar ao Jamor. A formação de Vila do Conde só disputou uma final da Taça de Portugal, há 26 anos, e perdeu-a precisamente para o F.C. Porto (4-1).

Crises que só resistem à Académica

Se é certo que a crise do F.C. Porto é mais óbvia e mediática, tendo em conta os objectivos a que se propõe, é também verdade que o Rio Ave não atravessa um bom momento. O trajecto recente destas duas equipas apresenta até muitas semelhanças. Nos últimos cinco jogos somaram apenas uma vitória, e curiosamente frente à mesma equipa: Académica.