Não houve surpresa no Minho. O Sporting de Braga garantiu o apuramento para a quinta eliminatória da Taça de Portugal ao vencer o Lousada por 2-0. O primeiro golo foi mesmo o mais difícil de conseguir e só surgiu aos 54 minutos e de bola parada. Mas a missão dos pupilos de Jesualdo foi cumprida.
O Sp. Braga assumiu desde início a sua condição de favorito frente ao modesto Lousada. A jogar perante o seu público e com uma equipa de segunda linha - Jesualdo Ferreira optou por fazer rodar alguns dos seus suplentes -, os arsenalistas procuraram desde o início a bola, mas tiveram bastantes dificuldades, nos primeiros minutos, em ultrapassar a bem organizada defesa da formação da II divisão B. Nos primeiros 20 minutos, os bracarenses somaram seis foras-de-jogo (12 no final da primeira parte), o que demonstra esse primeiro impasse na partida.
A primeira parte ficou marcada por uma decisão de Mário Mendes. O árbitro de Coimbra demorou muito tempo a assinalar um fora-de-jogo a Baha, após passe de Cândido Costa, que acabaria por introduzir a bola na baliza à guarda de Orlando. Os festejos durante alguns segundos e só depois o juiz puniu a alegada irregularidade, vendo o gesto do auxiliar que acompanhou o ataque arsenalista (14m). Mais cinco minutos e surgiu a grande oportunidade para o conjunto de Jesualdo no primeiro tempo: João Alves aproveita um ressalto e atira à figura de guarda-redes do Lousada.
O Sporting de Braga chegou ao golo aos 54 minutos. De bola parada, porque de outra forma estava muito difícil. Castanheira apontou um livre sobre a esquerda e Paulo Jorge, de cabeça, ultrapassou Orlando pela primeira vez. O guarda-redes, desprotegido, não podia evitar os primeiros festejos do público da casa. O golo, como se previa, abriu mais espaço para a equipa da casa. O segundo surgiria, com naturalidade, aos 75 minutos, com João Tomás a só ter de empurrar após excelente trabalho de Cesinha sobre a esquerda. Estava feito, o apuramento finalmente garantido.
FICHA DE JOGO:
Estádio Municipal de Braga
Árbitro: Mário Mendes (Coimbra)
SP. BRAGA ¿ Marco; Pedro Costa (João Tomás, 56m), Paulo Jorge, Maurício e Kenedy; Barroso, Castanheira (João Pedro, 78m), João Alves; Cândido Costa, Cesinha e Baha (Nelsinho, 65m).
Suplentes não utilizados: Eduardo, Wender, Cícero e Nunes.
Treinador: Jesualdo Ferreira
LOUSADA - Orlando; Fausto, Hélder, Elísio e Topas; Canas (Serginho, 85m), Nélson, Miguel e Vítor (Gomes, 77m); Gisvi (Miguel Barros, 71m) e Ailton.
Suplentes não utilizados: Cláudio, Fábio, Diogo e Aventino.
Treinador: Fernando Valente
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Paulo Jorge, 54m; João Tomás, 75m.
Disciplina: cartão amarelo a Castanheira (23m), Barroso (57m), João Tomás (68m) e Elísio (84m).