O Espanhol garantiu a presença na final da Taça UEFA pela segunda vez na sua história, ao vencer esta quinta-feira no reduto do Werder Bremen (1-2).
Curiosamente a formação alemã até teve um início de jogo prometedor. Estavam cumpridos apenas quatro minutos quando Hugo Almeida inaugurou o marcador, aproveitando um ressalto e fazendo um chapéu ao guarda-redes do Espanhol, que saiu de baliza precipitadamente.
A desvantagem era ainda de dois golos, mas o tento madrugador do português aumentava a esperança num milagre. Só que Klose iria desferir um golpe fatal nas aspirações germânicas. O avançado simulou uma falta junto à área e viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho quando estavam decorridos apenas 19 minutos.
O Werder Bremen continuou a dominar, mas com um elemento a mais nunca foi capaz de asfixiar o adversário como tinha acontecido nos minutos iniciais. O Espanhol foi reduzindo a pressão e na segunda parte aproveitou uma falha do guarda-redes alemão para sentenciar a eliminatória. Reinke interceptou um cruzamento de Riera mas largou a bola e permitu a Coro fazer o empate, aos 50 minutos. O golo foi um verdadeiro balde de água fria para o Bremen, pelo que a equipa catalã ainda marcaria mais um tento, dez minutos depois. Lacruz saltou mais alto que toda a gente e fez, de cabeça, o 1-2.
Se o primeiro golo do Espanhol tinha sentenciado a eliminatória, o segundo acabou com a partida da segunda mão. O Werder Bremen baixou os braços e o técnico espanhol, Ernesto Valverde, retirou de campo alguns dos jogadores que estavam em risco de castigo.
Ficha de Jogo:
Árbitro: Bertrand Layec (FRA)
W. BREMEN: Reinke; Owomoyela (Schindler, 46m), Naldo, Pasanen, Schulz; Frings (Baumann, 75m), Daniel Jensen (Wome, 71m) e Diego; Hunt, Klose e Hugo Almeida.
ESPANHOL: Gorka Iraizoz; Lacruz, Torrejón, Jarque, David Garcia; Zabaleta (Angel Martínez, 65m), Ito; Coro, Luis Garcia, Riera (Rufete, 71m); Tamudo (Julian, 78m).
Golos:
1-0 por Hugo Almeida, aos 4m
1-1 por Coro, aos 50m
1-2 por Lacruz, aos 60m